Desfile cívico atrai milhares de pessoas na avenida 7 de Setembro

 

 

 

A manhã deste dia 7 de setembro, feriado nacional, vai ficar na história do município de Araranguá e na lembrança de muitos que desfilaram ou acompanharam o ato cívico na avenida que leva o mesmo nome da data alusiva à independência do Brasil. Foi um dia de muita alegria, demonstração de patriotismo e de valorização da arte, cultura, trabalho e voluntariado.

Ao todo, 54 entidades araranguaenses, reunindo mais de 6700 pessoas, passaram pela avenida  7 de Setembro e levaram os mais variados temas para o desfile. Ao contrário de anos anteriores em que o desfile contava com uma temática pré-definida, neste ano as atividades desenvolvidas pelas entidades foram mostradas ao público. Outro diferencial da comemoração desta segunda foi a ocupação de espaço exclusivo para cadeirantes e idosos. O lugar reservado ficou ao lado do palanque oficial de autoridades, em frente à Praça Hercílio Luz. Além disso, o Centro de referência de Assistência Social (Cras), levou a banda formada por alunos da instituição para a avenida.

O ato cívico e hasteamento das bandeiras iniciaram por volta das 8h30min, com a presença de diversas autoridades municipais. Em pronunciamento, o prefeito Sandro Maciel ressaltou a importância da data como símbolo de patriotismo e destacou a educação como pilar fundamental de construção do futuro. “Através deste ato cívico podemos fazer ter a memória do passado, unida a com a esperança para o futuro. E que tudo passa pela educação. Que os araranguaenses possam respeitar as diferenças e isso é possível através do processo educativo. Esta é uma oportunidade festiva para demonstrar que Araranguá é solidária e fraterna e que o amor à pátria deve vir com senso crítico e propositivo”, destacou o prefeito. Após o discurso, as autoridades saíram da rotula do quartel, onde iniciava as comemorações e se dirigiram até o palanque oficial. Em seguida as entidades tomaram a avenida até a chegada na rótula da Casa da Cultura. 

O subsecretário de Cultura e Turismo, Jair Anastácio, avaliou o evento como um marco na história do município. “Foi um grande desfile e histórico em Araranguá pela quantidade de pessoas desfilando e assistindo. Fazia tempo que em nosso município não havia um desfile tão prestigiado como este”, enaltece o subsecretário ao acrescentar os esforços da equipe que atuou na organização do ato. “Reunimos todos que fizeram parte deste evento e reconhecemos o empenho de cada um. E foi uma homenagem a altura do que merece a nossa pátria”, complementa. O desfile de 7 de setembro realizado pela Prefeitura de Araranguá, através da Secretaria Municipal de Educação, e organização da Subsecretaria de Cultura integrou a programação da Primavera Cultural, que teve início na última  sexta, dia 4, com a Feira Municipal do Livro e Cultura e encerra no dia 25, com o 2º Encontro das Águas e Vozes, um lual, em Balneário Ilhas.