Saúde integra motoristas para humanizar atendimento à população

 

 

 

A Secretaria de Saúde, com o intuito de dialogar com os servidores municipais ligados à pasta sobre a humanização do Sistema único de saúde (SUS) e Atenção Básica, tem promovido encontros a fim de melhorar o atendimento à população. Nesta quinta-feira, dia 17, foi a vez do segundo grupo de motoristas do setor a interagir com a equipe da secretaria e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). O primeiro grupo teve o treinamento no último dia 14, segunda-feira. Ao todo, a secretaria possui 16 motoristas.

“Esta iniciativa visa melhorar o trabalho em equipe e para que a população tenha um atendimento humanizado e de qualidade. Os motoristas são a base da secretaria e eles têm o primeiro contato com os pacientes. Por isso a importância do conhecimento dos serviços do Sus e da Atenção Básica”, relata a Psicóloga do Nasf, Soraia Rabelo. A fonoaudióloga da secretaria, Leyce da Rosa, ressalta que o trabalho com os servidores proporciona melhor acolhimento na hora que os pacientes mais precisam. “Por ser este primeiro contato, os trabalhadores conhecendo toda a realidade e estrutura eles irão fazer uma ação que irá além de apenas transportar os pacientes. Esta acolhida ameniza as pessoas que necessitam de algum auxílio naquele momento”, destaca Leyce. Além da psicóloga e da fonoaudióloga, também atuaram na ação uma psicopedagoga e duas assistentes sociais

O motorista José Johnny Ferreira da Silva aprovou a iniciativa. “Esta é uma forma de todos nós se reciclarmos e não deixar cair na rotina. Não é só dirigir, o motorista teve ter uma relação mais próxima com os pacientes porque eles precisam ser bem tratados e melhorar também o relacionamento em equipe para que haja uma sinergia”, comenta. Entre as atividades desenvolvidas com os servidores, foram realizadas dinâmicas em grupos, troca de ideias, vídeos sobre o trabalho em equipe e uma confraternização ao final de cada encontro.