Inclusão de deficientes no mercado de trabalho ainda é um desafio
Entre esta segunda-feira, dia 21 e sexta, 25, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através do Sistema Nacional de Emprego (SINE), promove a Semana Comemorativa ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, data comemorada nesta segunda. O objetivo é de de obter o reconhecimento dos direitos da pessoa com deficiência, em defesa da dignidade humana no mercado de trabalho, no acesso à informação e fiscalização da lei de cotas nº 8213/91 e no debate entre os deficientes, empresas, poder público, e pelas organizações da sociedade civil que atuam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
“Esta será uma semana de sensibilizar e conscientizar empresas no cumprimento da lei de cotas, acabar com o preconceito que existe até mesmo entre a equipe de trabalho em relação aos deficientes, julgados como menos capazes do que os demais. É preciso entender as limitações de cada um, mas reconhecer a capacidade e incentivar as pessoas com deficiência dentro do ambiente de trabalho”, relata a assistente social do SINE e coordenadora da Semana, Sayonara de Araújo Pessoa. O MTE e Sine têm o papel de intermediação com as empresas e fiscalização no cumprimento da lei de cotas. Atualmente, quem emprega mais de 100 funcionários deve ter de 2 a 5% de pessoas com deficiência, no quadro funcional de trabalhadores.
Além do desafio no cumprimento da lei, a assistente social atenta para a humanização deste processo. “As empresas precisam ver estas pessoas com deficiência não apenas para inseri-los na produção, e sim, na importância do trabalhador como ser social”, comenta Sayonara ao acrescentar ainda que o município carece de um conselho municipal da pessoa com deficiência. Atualmente, conta apenas com o trabalho da Associação dos Deficientes de Araranguá (Adear). Além do trabalho de inclusão, temas como acessibilidade e mobilidade, e histórias de superação integram a programação do evento. A prefeitura de Araranguá é uma das apoiadoras da Semana, juntamente com a CDL, supermercados Giassi e Abimar, Aciva, Câmara de Vereadores e Adear.