Subsecretaria debate prevenção à violência e uso de drogas em escola da Barranca

Preocupada com o aumento de crimes praticados no bairro Barranca, em Araranguá, a direção da EEB Professora Otilia da Silva Berti, juntamente com as associações de pais e professore e de moradores e o conselho deliberativo escolar, vem buscando ajuda de diferentes instâncias a fim de debater os problemas relacionados à violência e uso de drogas. “Estamos muito preocupados com o que está acontecendo em nosso bairro. Este ano a criminalidade aumentou consideravelmente e precisávamos fazer algo para modificar esta realidade. O Estado já realiza projetos na área, mas precisávamos buscar auxílio com outros órgãos como a Câmara de Vereadores e Prefeitura”, expõe a diretora da escola, Cristiani Bernardo de Oliveira, ao revelar que os próprios moradores da comunidade vão à escola solicitar ajuda.

A Prefeitura de Araranguá, através da Subsecretaria de Políticas Públicas Sobre Drogas, passou a organizar e oferecer palestras com pais e alunos da escola. “A partir de uma reunião com a direção da escola propusemos a realizar trabalhos de prevenção para os alunos, além de atuar diretamente com os pais, através de palestras e dinâmicas com profissionais da área”, relata a subsecretária de Políticas Públicas Sobre Drogas, Priscilla Pessi, ao acrescentar que o tema ministrado será “Drogas x Violência”.

Para a subsecretária, Ao todo serão inseridos neste projeto aproximadamente 150 alunos, do 1ª ao 9º ano, da escola. As primeiras turmas que receberam as instruções foram de 6º e 8º ano, na tarde desta terça-feira. Nesta quarta, será a vez dos alunos de 1º ao 4º ano. O cronograma de palestras segue durante todo o mês de outubro e vai incluir também os pais ou responsáveis dos estudantes.