Araranguaenses fazem juramento à bandeira e recebem Dispensa de Incorporação

A chuva intensa que caiu na manhã desta quinta-feira, dia 8, não impediu que cerca de 350 jovens araranguaenses exercessem o ato de cidadania. A solenidade de juramento à bandeira nacional e entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), inicialmente marcada para ocorrer na Praça Hercílio Luz, foi realizada no Ginásio de Esportes João Mário Canella “Bolha”. A prefeitura disponibilizou ônibus entre o trajeto da praça e ginásio.

O ato era direcionado aos jovens nascidos no ano de 1997 que fizeram o alistamento e foram dispensados do serviço militar da 16ª Circunscrição de Serviço Militar e foi delegado pelo representante do Exército Brasileiro (28º GAC de Criciúma), tenente-coronel Gilberto Muller Amorim. “Esta data é marcada pelo exercício da cidadania onde estes jovens possam se tornar cada vez mais conscientes de seus deveres e entender que foram dispensados do serviço militar, mas continuam a participar com trabalho e dedicação na construção de um município cada vez melhor e contribuindo para o desenvolvimento da região e do nosso país”, declaro Amorim.

A solenidade contou com a participação de familiares e amigos dos jovens, autoridades locais, do subcomandante da PM, major Cristian Dimitri Andrade, representando o tenente-coronel Antonio Carlos Mota Machado, do secretário municipal da Junta Militar, José Antonio Borges e do prefeito e presidente da Junta de Serviço Militar, Sandro Maciel. “Felizmente vivemos em um país onde não há guerras e por isso que realizamos este ato tão importante para a nação. Esta demonstração de estar em dia com o serviço militar obrigatório é uma responsabilidade que cada jovem assume a partir desta data. Ficamos felizes em ver este empenho mesmo diante da chuva que caiu em nosso município e que tivemos que trazer o ato para o ginásio”, comentou o prefeito.

Na oportunidade a apresentação instrumental ficou por conta da banda marcial do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), de Criciúma, acompanhada da Guarda-Bandeira, composta por dez oficiais do 28º GAC, que conduziu a bandeira nacional, além da execução da Canção do Expedicionário, do Hino Nacional Instrumental, juramento à bandeira e o Hino Nacional cantado pelos presentes, além de pronunciamento de autoridades.  O encerramento foi marcado pela entrega dos certificados. O CID é um documento indispensável, sendo que é válido para o ingresso ao mercado de trabalho, em curso superior, participar de concurso público e retirar passaporte, além de contribuir para o exercício da cidadania. Os jovens que não compareceram no ato, devem se dirigir à Junta Militar do município, localizada na Prefeitura de Araranguá, entre 13 e 19 horas.