Alunos conhecem na prática a importância de valorizar o patrimônio histórico local

Sob a orientação do subsecretario municipal de Cultura e historiador, Jair Anastácio, aproximadamente 60 alunos do 1º e 2º ano do ensino médio da Escola de Educação Básica de Araranguá (Estadual), tiveram na prática uma aula sobre os principais aspectos culturais da nossa cidade. Os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre o Museu histórico de Araranguá e o seu acervo, Arquivo Municipal Histórico, Biblioteca Pública, Igreja Matriz e Cultura de base Açoriana. A recepção foi realizada no Centro Cultural Artesã Máxima Astrogilda de Souza para o início da aula sobre patrimônio histórico.

Os alunos foram acompanhados pela professora de História, Gabriela de Freitas Figueredo. “Meu objetivo com essa saída de campo é aprofundar na prática a teoria estudada em sala de aula e criar nos alunos uma consciência de valorização e respeito pelo Patrimônio histórico de nossa cidade. Lamentavelmente, vemos hoje em dia muito pouco interesse das pessoas responsáveis em preservar a sua história. Já perdemos tanto, quem sabe as futuras gerações tratem a nossa cultura de outra forma”, relata a professora

Para o subsecretario Jair Anastácio a iniciativa da professora vai ao encontro da proposta de valorização do patrimônio histórico local a partir do conhecimento. “Ninguém dá valor aquilo que não conhece. Só iremos preservar a nossa memória se cultivarmos o gosto pela nossa cultura. E isso precisa ser incentivado desde os primeiros anos da escola. Somos privilegiados por viver numa cidade com um patrimônio histórico tão “rico” e que precisa ser ainda mais “explorado” e difundido. Muito elogiável a atitude da professora”, diz.