Projeto fica entre os dez melhores do país e município terá evento gastronômico

O município de Araranguá foi contemplado com o projeto “Valorização e Apoio ao Turismo Gastronômico de Araranguá”, pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo (MTur), ficando entre os 10 melhores de todo o país e concorrendo com outros 200 projetos.  O projeto consiste na valorização e fortalecimento do turismo gastronômico e pretende atender a várias etapas: a capacitação do trade turístico através de palestras e workshops, realização da I Mostra da Gastronomia Açoriana, Roteiro Gastronômico de Araranguá com o lançamento de selos gastronômicos, e elaboração e distribuição de folderes de divulgação.

A primeira etapa com palestras deve ter inicio ainda em dezembro deste ano, segue com a mostra gastronômica durante a 4ª Araranguá Fest, a ser realizada em abril do ano que vem, encerrando com o lançamento do roteiro em setembro de 2016. “Com este projeto, esperamos alcançar grandes resultados como o desenvolvimento do turismo gastronômico, divulgação da cidade, fortalecimento do turismo de base comunitária, fortalecimento da economia local, aumento do fluxo turístico, além apoio ao trade turístico no fortalecimento das suas atividades”, relata o prefeito Sandro Maciel.

O prefeito destaca ainda o empenho da equipe da Subsecretaria de Turismo na concretização do projeto. “A ações realizadas pela equipe de Turismo foram imprescindíveis para chegar a este resultado, pois havia alguns pré requisitos a serem cumpridos para poder participar do edital de chamada pública, como órgão municipal responsável pelo turismo, Conselho Municipal de Turismo, Plano Municipal de Turismo, inclusão do município no Pronatec Turismo e no Mapa de Regionalização Turístico. Todos estes critérios foram cumpridos pelo município de Araranguá”, complementa.

Dentre os 200 projetos apresentados, Araranguá foi o único município catarinense escolhido. As outras propostas do Brasil com projetos aprovados foram Vitória(ES), Diamantina e Belo Horizonte (MG), Corumbá (MS), Foz do Iguaçu e Paranaguá (PR), Gramado (RS), Natal (RN) e Distrito Federal.