Seminário visa disseminar o conhecimento sobre Tecnologia e Inovação

Nesta sexta-feira, dia 6, Araranguá sediará o I Seminário de Inovação do Vale do Araranguá.  O evento terá como tema “Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento do Vale do Araranguá”, produzindo conhecimento para toda a cadeia de desenvolvimento da inovação na região, no auditório da UFSC, bairro Jardim das Avenidas. Reunindo empresários, representantes das esferas governamentais, acadêmicas por meio das universidades e instituições de ensino, o evento vai aproximar os atores do Sistema Regional de Inovação, buscando integração para que os empresários se beneficiem com a produção de conhecimento e pesquisa das universidades locais, e os representantes governamentais atuem como intermediadores e propulsores do processo tecnológico e inovativo proporcionando ambientes adequados para o desenvolvimento econômico por meio da inovação no Vale do Araranguá. Servirá para apresentação e discussão de uma política de inovação para o município de Araranguá e Região envolvendo aspectos legais, fiscais e relativos a outras políticas públicas como as de educação e gestão do setor público. Sua proposta é trazer experiências já realizadas e, em implantação que sirvam de base para discussão do tema. O Seminário abordará também a criação de habitats de inovação como Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica, bem como, o apoio à estruturação de empreendimentos econômicos sociais. A ideia é apresentar os resultados alcançados por esses empreendimentos no país, discutindo os desafios e as condições necessárias para sua implantação na região. Outro tema relevante será a discussão sobre o papel das instituições de ensino na formação de uma cultura empreendedora inovativa e sua aplicação na criação de novos empreendimentos de base tecnológica e social baseados no uso da inovação.

O evento deve discutir as políticas e os mecanismos de apoio disponíveis no âmbito federal e estadual para a implantação de Centros Regionais de Inovação que façam a gestão e materializem essas proposições que devem ser analisadas sob o ponto de vista de uma dimensão institucional e outra física.  A dimensão institucional compreende o trabalho de montagem e ativação de uma rede formada pelas diversas instituições com potencial de contribuição. Esse ambiente envolve aspectos organizacionais, legais e fiscais voltados à tecnologia e inovação. A dimensão física dará caráter patrimonial às estratégias definidas pela rede institucional e estará representada pelos espaços denominados de habitats da inovação constituídos por incubadoras e parques tecnológicos. “Este evento tem como objetivo difundir o conhecimento sobre Tecnologia e Inovação, assim como desenvolver com os participantes o papel desta área para o desenvolvimento econômico da região, além de propor uma maior relação entre os três agentes da tríplice hélice local: governo, academia e empresas”, declara o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Maureci Rodrigues.  A promoção do evento é do Laboratório e Núcleo de Inovação Tecnológica (LabNita), curso de Tecnologias da Informação e Comunicação Campus Araranguá/UFSC; Associação Empresarial do Vale do Araranguá (Aciva); e Prefeitura de Araranguá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável.