Elaboração do regimento interno será o próximo passo do Conselho de Cultura

 

 

 

O Conselho Municipal de Política Cultural de Araranguá voltará a se reunir daqui duas semanas, no dia 24, para montar o regimento interno da entidade. Recém criado no município, o órgão é uma ferramenta importante para democratizar as ações na área e facilitar o acesso a recursos havendo melhor distribuição e fiscalização dos investimentos culturais no município.

Na noite da última quinta-feira, dia 5, o conselho se reuniu para a escolha da direção da entidade. O encontro foi realizado da Casa da Cultura. Para o mandato de dois anos, o conselho terá na presidência Karina Merêncio, representante da área de dança e da sociedade civil; o vice-presidente, Daniel Pereira Matos, também da sociedade civil e da área de música; 1º secretário, Jair Anastacio, do Poder Público; e 2ª secretária, Eduarda Destro, representante das entidades filantrópicas e sociedade civil organizada.

“A efetivação do Conselho Municipal de Política Cultural já possibilidade os membros a se organizarem  na elaboração, execução, fiscalização e avaliação das políticas públicas de cultura, consolidadas no Plano Municipal de Cultura. No encontro que definiu a diretoria já iniciamos em grupo o diálogo sobre as principais metas do conselho para este mandato e já iniciaremos com a elaboração do regimento interno”, relata o subsecretário municipal de Cultura e conselheiro, Jair Anastacio.

O Conselho Municipal de Política Cultural é uma exigência do governo federal para a constituição dos sistemas municipais de cultura em todo o país. Nos município do Vale, o órgão conta com o apoio e financiamento da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).