Prefeitura autoriza repasse do FIA a duas entidades do município nesta sexta

Duas entidades beneficentes de Araranguá serão contempladas com recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) doados por empresas e destinados à execução de projetos previamente aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDMCA) de Araranguá. O prefeito Sandro Maciel irá autorizar o repasse nesta sexta-feira, dia 20, às 16 horas, em ato a ser realizado no próprio gabinete.

Os recursos chegam a quase R$ 65 mil, sendo R$ 32 mil para a Associação Irmã Carmem (Casa Lar) doados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e empresa Librelato. O valor será destinado ao projeto “Auxílio Assistencial às Crianças e Adolescentes”, que visa a estruturação dos programas socioeducativos oferecidos pela entidade às crianças e adolescentes do município de Araranguá em situação de acolhimento.

A Associação Congregação de Santa Catarina “Casa Madre Regina”, vai receber R$ 32.907,47 da empresa Souza Cruz para o projeto “Regina Informatize”, que visa estruturar o laboratório de inclusão digital, buscando contribuir para a formação individual das crianças do município em situação de vulnerabilidade, por meio da integração e socialização. “Desde o ano de 2013 o Conselho vem se capacitando e se apropriando da sistemática de funcionamento do FIA, com espaços de discussão e conscientização junto às organizações da sociedade civil para mobilizar a captação de recursos. A concretização destes dois projetos é apenas o começo”, declara o presidente do CMDCA, Marcos Tramontin Serafim.

No início deste mês, a prefeitura de Araranguá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, celebrou outros convênios de parceria e cooperação técnico-financeira com três entidades filantrópicas do município, e entre elas a Casa Lar, via de cofinanciamento estadual. “Sabemos da importância dos trabalhos que as entidades beneficentes realizam e fico feliz em poder ajudá-las. Além de auxiliar e dar mais acolhida a quem precisa estes convênios fortalecem as parcerias que vem ocorrendo entre município, entidades e iniciativa privada”, enaltece o prefeito Sandro Maciel.

Sobre o FIA

O Fundo da Infância e Adolescência (FIA) trata-se de um fundo especial criado pela lei municipal 3.280/2014 para captar recursos que serão destinados especificamente para área da infância e adolescência, tendo a finalidade específica de financiar programas, projetos e ações voltados para a promoção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente e suas respectivas famílias. Os recursos do FIA são oriundos de destinação fiscal de imposto de Renda provenientes de pessoa física ou jurídica.