Ciclistas percorrem avenidas em campanha contra a dengue

Com a chegada do verão, a preocupação com a proliferação do mosquito da dengue requer ainda mais ações tanto do poder público quanto da população. Durante todo o ano a Prefeitura de Araranguá vem monitorando os possíveis focos do mosquito Aedis Aegipty, transmissor da dengue, e desde outubro intensificou as estratégias de prevenção com a campanha Araranguá Contra a Dengue.

Promovida pela Secretaria Municipal de saúde, e organizada pelo Programa Municipal de Controle da Dengue, durante o período foram realizadas palestras e concursos textuais em escolas, blitz educativas, exposição e entre outras atividades de conscientização. Neste sábado, dia 28, foi realizada ainda a 1ª Pedalada Contra a Dengue reunindo ciclistas que percorreram as principais avenidas chamando a atenção para a importância da prevenção. Na segunda, 30, ocorre o encerramento da campanha, às 14 horas, no auditório da Unidade Central de Saúde Bom Pastor.

“Com ações compartilhadas entre o poder público e a sociedade em geral podemos alcançar resultados significativos frente a este problema de saúde pública. O cenário epidemiológico de Santa Catarina vem se agravando de forma acelerada e preocupando a todos. A nossa campanha realiza esta 1ª Pedalada justamente para prevenir e conscientizar a população e que juntos possamos realizar ações voltadas para a não proliferação do mosquito em nosso município”, relata o coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, Joélcio Anastacio. Em Araranguá, durante este ano foram detectados oito focos da presença do mosquito em quatro localidades do município: Sanga da Toca; Cidade Alta; Mato Alto e Vila São José. O número só não foi maior porque ações conjuntas, monitoramento e empenho de equipes de saúde contribuem pela não elevação dos números.

“O trabalho que o programa de combate da dengue desenvolve tem livrado Araranguá de estatísticas ruins. Temos ainda uma população que é parceira e ajuda a Secretaria Municipal de Saúde neste momento. Vamos todos continuar a fazer a nossa parte e fazer aquilo que precisa ser feito para que a gente possa ficar longe de estatísticas que em outros municípios não são das melhores”, declara a secretária interina de Saúde, Maria Aparecida Costa.

O passeio ciclístico saiu da Praça da Cidade Alta e encerrou na Praça Hercílio Luz. Ao final do evento os ciclistas participaram de sorteio de diversos brindes, entre eles, uma bicicleta. A 1ª Pedalada Contra a Dengue contou com a segurança da Polícia Militar durante todo o trajeto e teve ainda o apoio da Câmara de Vereadores de Araranguá, Ótica Rodrigues, Colix, e Plano de Assistência Familiar Santa Terezinha.