Alunos aprendem a conservar o meio ambiente ao recolher óleo saturado

Alunos do 2º ano da Escola Básica Municipal Otavio Manoel Anastacio inseridos no Projeto Verde é Vida, da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), e em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria, recolheram durante seis meses 162 litros de óleo saturado. A iniciativa sustentável também proporcionou aos pequenos a arrecadação de fundos para um passeio escolar.

“A parceria da Secretaria Municipal de Educação com a escola, Afubra e universidade consiste na conscientização ambiental, mas também tem a proposta dos alunos arrecadarem com o recolhimento do óleo. A Afubra paga R$ 0,50 para cada litro recolhido e repassa à universidade que transforma o óleo saturado em óleo diesel”, comenta o coordenador de projetos sustentáveis da Secretaria Municipal de Educação, Manoel Soares.

A professora Cristiane Gomes Cechinel participa do projeto com alunos da escola há três anos e enaltece o aprendizado dos pequenos. “A gente já fez este projeto com turmas de 4º e 5º anos e percebemos a importância de realizar o recolhimento do óleo e o conhecimento adquirido pelos alunos. Neste ano, os alunos do 2º ano tiveram ajuda dos pais para recolher os litros de óleo e pela quantidade acreditamos que está havendo uma conscientização maior em relação ao meio ambiente e da saúde das pessoas que estão se cuidando mais”, revela a professora.

Os alunos, além de serem despertados para a conservação do meio ambiente, com o dinheiro arrecadado irão realizar um passeio por uma dos locais mais privilegiados da região em recursos naturais: Balneário Morro dos Conventos.

Alunos aprendem a conservar o meio ambiente ao recolher óleo saturado