Dezembro Vermelho reforça ações de prevenção da AIDS

Neste dia 1º, terça, Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, marca o início de um mês de conscientização relacionado às ações de diagnóstico e tratamento da doença. A Prefeitura de Araranguá, por meio da Secretaria de Saúde e Serviço de Atendimento Especializado (SAE), promove uma campanha com o objetivo de alertar a população sobre os riscos do contágio do vírus HIV.   Durante a manhã e tarde desta terça-feira foram realizados testes rápidos de hepatites virais, sífilis, e HIV.

A coleta ocorre toda quarta e quinta, das 8 horas às 11h30min, no SAE, e por conta da campanha o Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais, a ação foi estendida. “A gente já trabalha semanalmente no SAE e nas unidades básicas de saúde com os testes, mas neste dia 1º estendemos o horário para a realização dos testes”, relata a coordenadora do programa, Tiane Ramos do Canto ao acrescentar que os jovens, faixa de idade que tem crescido significativamente a transmissão do vírus, não têm o hábito de realizar o teste. “Infelizmente os jovens têm procurado pouco. Ocorre mais com aqueles que se submeteram ao risco e assim eles vêm fazer o teste”, conta.

A baixa procura, segundo a coordenadora também pode estar ligada ao preconceito ainda existente com relação ao vírus. “As pessoas parecem não gostar de saber se ela tem ou não o vírus da AIDS. Quando realizamos uma campanha de hepatite, por exemplo, a procura é alta. Já quando se fala de AIDS elas se retraem. Ainda existe um preconceito muito grande mesmo 30 anos após a descoberta do vírus”, lamenta Tiane.

Para o ano que vem a o Ministério da Saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), comunicou sobre a liberação de registro dos testes para venda em farmácias a partir do ano que vem. “Com esta iniciativa, as pessoas poderá comprar o teste e fazer na hora que quiser e no conforto de casa. Esta é uma ótima opção para quem tem o receio de ir até um local e por uma questão de timidez acabava não indo. Certamente o acesso ao teste vai diminuir a contaminação do vírus”, relata

Teste rápido

Enquanto os testes ainda não chegam às farmácias, para realizar o exame é simples: Basta ir ao SAE, localizado nos fundos da Unidade de Saúde Central Bom Pastor, munido de documento com foto e cartão do SUS. Não precisa estar em jejum. É feita uma triagem com psicólogo para avaliação de riscos, da janela imunológica, e orientações sobre educação e saúde orientar com foco na prevenção. A pessoa é encaminhada para uma sala de procedimento onde recebe uma picada no dedo. Em menos de 20 minutos o resultado está pronto. Durante este tempo a pessoa aguarda no próprio SAE e o resultado, mantido em absoluto sigilo, é comunicado pelo psicólogo.