Educação projeta nova formação continuada de pacto para o próximo ano letivo

O ano letivo da rede municipal está encerrando e a Secretaria Municipal de Educação de Araranguá já projeta o próximo ano. Dentre as ações de 2015 que irão continuar será a participação no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), programa do Ministério da Educação, e firmado com o município no ano de 2013. O Pacto consiste na formação e alfabetização de alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental e envolve aproximadamente 60 professores da rede nos cursos de formação continuada, além de educadores do ensino infantil e de 4º e 5º ano, participantes do processo como ouvintes.

De acordo com a diretora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Márcia Timboni, a iniciativa rendeu bons resultados. “O PNAIC em nosso município contou com a dedicação de professores comprometidos e que levaram para as salas de aula os conhecimentos adquiridos nos cursos de formação. O programa é tão eficaz que o índice de reprovação diminui a cada ano”, afirma a coordenadora. Para o próximo ano, estão sendo estudadas formas de poder capacitar novos professores e envolver mais alunos.

Ações realizadas neste ano pela secretaria foram apresentadas durante o III Seminário do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, ocorrido na quarta-feira, dia 2, em Balneário Arroio do Silva. O encontro reuniu profissionais da educação dos dois municípios e contou com a participação reitor da Unesc, doutor Gildo Volpato. Ele ministrou a palestra “O jogo e o brinquedo no desenvolvimento da criança” e o tema “Interdisciplinaridade no currículo da Educação Básica”, foi ministrado pelo professor da Unesc, Antonio Serafim Pereira. O Pnaic tem a coordenação de Eloísa Maciel e a orientação de estudos de Maria Hilma Laurentino Jesuíno, no Arroio, e em Araranguá é coordenado por Andreia Jaime Constantino Gonçalves e as orientadoras de estudos são Maria Madalena Zilli da Silva e Cátia Cilene Laurentino.

Para a orientadora Maria Madalena, o seminário fez um fechamento positivo das ações. “O Pnaic tem sido um sucesso nas duas redes. O mais importante foi verificar a atuação na prática de professores com trabalhos diferenciados e fomentando a aprendizagem dos alunos. A cada ano a gente percebe a evolução do programa e podemos afirmar que hoje temos alunos com ótimas escritas desde o 1º ano do ensino fundamental”, declara. Encerrado os trabalhos deste ano, o relatório de ações realizadas pelos municípios será finalizado e encaminhado à UFSC, instituição responsável pelos formadores do Pnaic.