Plenária sobre Direitos Humanos abre programação de semana municipal

A prefeitura de Araranguá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou nesta terça-feira, dia 8, a Semana Municipal dos Direitos Humanos e prossegue até sexta, 11. O evento é inédito no município e trabalha com diversos setores da sociedade. A semana foi aberta pelo prefeito Sandro Roberto Maciel na plenária sobre o tema. Uma apresentação do teatral do grupo Cirquinho do Revirado e a palestra da conselheira do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Erli Camargo. O prefeito Sandro Roberto destacou a importância de debater o tema no município. “Sabemos que os Direitos Humanos são um tema complexo e necessita de bastante discussão. Mesmo sendo uma semana específica sobre o assunto, todos os dias lidamos com os direitos humanos ao assegurar estes direitos à população com os serviços oferecidos pelo município”, declara o prefeito.

A apresentação do Cirquinho foi com a peça “O Sonho de Natanael”, premiada e reconhecida em todo o país, que trata do sonho de um menino engraxate chamado Natanael de ir à escola. Em seguida iniciou um círculo de aprendizado com a conselheira nacional Erli com o objetivo de tratar o tema com os setores presentes. “O objetivo foi trocar ideias com os participantes com abordagens e dinâmicas situando melhor os técnicos da área e os militantes que não sabem que são. Então propomos provocar inquietações em prol dos Direitos Humanos”, destacou a conselheira ao acrescentar o artigo sexto da Constituição como o principal no debate sobre o tema. O Artigo 6º diz: “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”.

Para o secretário municipal de Assistência Social, Eduardo Chico Merêncio, este foi apenas o primeiro de outros eventos que o município irá promover para discutir o assunto. “Foi um dia muito positivo onde as discussões a respeito dos Direitos Humanos foram bem qualificadas pelo grupo participante e receptivo às ideias. Então, a intenção é formar um núcleo interdisciplinar, promover novos encontros, assim como realizar uma conferência municipal dos Direitos Humanos”, avalia Chico.

A Semana seguirá até o próximo dia 11 e terá outras apresentações do Teatro Cirquinho do Revirado, também com a peça “O Sonho de Natanael” e exposição de oficinas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em espaços públicos da região central da cidade.

Sequência da programação

09/12 [Espetáculo “O SONHO DE NATANAEL” (Cirquinho do Revirado)]