Ordens de serviço são assinadas e cinco ruas serão pavimentadas

O prefeito de Araranguá, Sandro Roberto Maciel, assinou na tarde desta quarta-feira, dia 9, as ordens de serviço referentes à pavimentação de cinco ruas conquistadas através do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam). O convênio, firmado entre o município e governo do Estado de Santa Catarina, é de exatos R$ 3.277.608,80. Das cinco autorizações quatro foram assinadas no Gabinete do Prefeito.

A pavimentação asfáltica , drenagem pluvial, passeios e sinalização viária das ruas Paulino Luiz Pereira e avenida Capitão Pedro Fernandes, serão realizadas pela empresa Setep Copnstruções, vencedora do processo licitatório. A Paulino Luiz Pereira, trecho de pavimento existente de pedra irregular com extensão de 647, no Bairro Barranca, deve ser finalizada em três meses a partir de janeiro. Já o trecho de 137,71 metros da Capitão Pedro Fernandes, localizado em frente ao Teatro Célia Belizário, tem prazo de execução de quatro meses, também a partir de janeiro. A empresa entrará em recesso e, por isso, os trabalhos começarão no início do ano que vem. As duas obras totalizam R$ 569.409,09.

As duas outras ordens de serviço autorizadas são a pavimentação com lajotas de concreto, drenagem pluvial, passeios e sinalização viária das ruas Crisântemo e Manoel Rufino da Silva serão realizadas pela Lajecril Artefatos de Cimento, vencedora da licitação. Os trabalhos na Crisântemo serão realizados entre a avenida Getulio Vargas e a rua Flores das Laranjeiras, no bairro Jardim das Avenidas, com extensão de 72,02 metros, e deve ser finalizada em dois meses. Já a Manoel Rufino da Silva, com extensão de 230 metros, a partir da Alameda Antonio Alves da Silva, no bairro Mato Alto, tem prazo de execução de três meses. Para estas obras, a empresa contratada deverá iniciar ainda neste mês, mas também irá fazer recesso no fim do ano e retomar os trabalhos em janeiro. O valor das obras é de R$ 291.462,47.

“Estes recursos do Fundam vêm do financiamento governo estadual junto ao governo federal e repassa aos municípios. Araranguá receberia R$ 2,5 milhões, mas neste valor foram acrescidos recursos de deputados para algumas obras no município. O investimento será realizado em obras importantes para o desenvolvimento de Araranguá. São reivindicações das comunidades que estamos atendendo e que irão colocam fim a problemas locais”, declara o prefeito Sandro.

Acesso Sul

Após o ato no gabinete, o prefeito Sandro Roberto assinou a ordem de serviço para a pavimentação asfáltica da rodovia municipal ARA 245, o Acesso Sul, entre Araranguá e Balneário Arroio do Silva no Bairro, Santa Catarina. O ato foi realizado no início da noite na própria comunidade. No salão comunitário do bairro, além das autoridades, empresa contratada e servidores municipais, estavam presentes moradores e empresários que prestigiaram a entrega da ordem de serviço.

A rodovia receberá asfalto, drenagem pluvial, passeios e sinalização viária, numa extensão de 2.251,86 metros. A empresa vencedora da licitação que irá realizar os trabalhos será a Confer Construtora Fernandes. O valor total do contrato é de R$ 2.416.737,24 e o prazo de execução é de cinco meses. “Estou muito feliz por autorizar esta obra. Nossa administração tinha três compromisso com o bairro santa Catarina: tirar o lixão da comunidade, levar água tratada e o asfalto. O lixão nós já conseguimos tirar, mesmo sob muita desconfiança, o bairro agora tem ligação e a água já está passando. Faltava autorizar a obra da rodovia e estamos cumprindo nosso compromisso com a comunidade”destaca o prefeito.

A obra irá beneficiar a toda a comunidade, turistas que trafegam pela via rumo ao balneário vizinho e empresas locais. Um dos exemplos é a empresa JBS que atua com quase 100 funcionários e transporta mais de 10 milhões de ovos por mês. Acidentes na via já aconteceram com funcionários da empresa e a pavimentação asfáltica deverá reduzir o prejuízo por conta da trinca de ovos que ocorre por causa da irregularidade da pista.