Referência em atenção básica de saúde, Araranguá recebe premiação estadual

A  Prefeitura de Araranguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi reconhecida pelo Governo do Estado de Santa Catarina pelo trabalho de gestão e atuação das equipes de Atenção Básica de Saúde. O projeto “Agita Cidade Alta”, realizado na Unidade Básica de Saúde Cidade Alta, foi certificado pela secretaria estadual na categoria Melhores Práticas de Atenção Básica em Santa Catarina.

Ao todo, 16 municípios foram premiados nesta categoria, dividida por regiões, entre 182 projetos inscritos. Araranguá obteve o melhor desempenho da região da Amesc. A entrega ocorreu nessa quinta-feira, dia 10, no auditório da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, na capital catarinense, e contou com a presença do prefeito Sandro Roberto Maciel, da secretária municipal interina de Saúde, Maria Aparecida Costa, e equipe de atenção básica do município. “Está de parabéns toda a equipe de saúde do município que não mede esforços para humanizar o atendimento à população. O trabalho realizado no premiado projeto Agita Cidade Alta faz a integração entre os profissionais e comunidade com serviços de saúde elevando a autoestima de nossos munícipes”, relata a secretária Cida Costa.

Além do certificado entregue em Florianópolis, o trabalho premiado também será publicado na Revista Catarinense de Saúde da Família, gravado em vídeo pela Secretaria de Estado da Saúde, além da entrega de um kit didático para amamentação e parto e um kit multimídia. Para o prefeito Sandro Roberto, a conquista celebra a importância da prevenção como fator de promoção da saúde.  “A atenção básica de saúde é a porta de acesso aos serviços oferecidos à população. E o município sendo reconhecido confirma aquilo que estamos fazendo desde o início da administração que é focar nas pessoas. Promovendo a prevenção e qualidade de vida iremos melhorar a saúde das pessoas e com isso diminuir a fila dos postos de saúde e hospitais”, destaca o prefeito.

Sobre o projeto

Há três anos iniciou o projeto “Agita Cidade Alta” com a participação do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF). Na época foram realizados exames de rotina (como eletrocardiograma e exames laboratoriais), além de avaliação clínica dos participantes inscritos para verificar situação de saúde e condições para adesão ao grupo.

Desde então, o grupo de caminhada se reúne três vezes por semana, logo no início da manhã em frente à UBS, na praça local. “São práticas simples, mas que podem se materializar em importantes resultados tanto à vida dos usuários quanto dos trabalhadores e, consequentemente, do sistema de saúde. As caminhadas acontecem em volta da praça por cerca de 30 minutos, seguido de alguns exercícios de alongamento, de simples e fácil execução, além de várias praticas realizadas, a exemplo de piquenique no bairro, símbolo de confraternização do grupo”, relata a enfermeira Daiane Biff.

Ao todo o projeto integra dez profissionais. Membro organizadora e executora do projeto, Alice Maria Cervelin, diz que os encontros promovem a sensação de bem-estar nos participantes. “As atividades orientadas são motivadoras e servem de distração para o grupo. Todas se sentem muito bem participando do projeto”, diz ao lembrar que o início do projeto também a auxiliou para melhorar a saúde. “Estava num momento difícil, pois tinha perdido meu marido e eu estava com depressão”, acrescenta.

Resultados

Dentre os participantes, a cabeleireira Maria de Fátima Castro destaca a importância das atividades. “Antes do projeto eu realizava caminhadas no entorno da praça, mas com a iniciativa pude realizar mais atividades que me ajudam bastante diariamente até mesmo no desenvolvimento do meu trabalho, destaca. Já aposentada Zelma Ricardo Francisco, 74 anos, antes paciente assídua da UBS Cidade Alta, hoje passa apenas na frente do posto de saúde para realizar a caminhada e participar do projeto. “Antes eu não conseguia fazer nenhuma atividade. Sentia muitas dores nas pernas e tinha diabete. A minha saúde melhorou muito depois que entrei neste projeto”, comenta Zelma.