Prefeito Sandro destaca confirmação do curso de Medicina

A vinda do curso de Medicina para o campus de Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma realidade e não há mais como ser diferente. O prefeito Sandro Roberto Maciel enalteceu a confirmação do curso na Audiência Pública realizada na noite dessa segunda-feira, dia 21. O ato foi solicitado pelo deputado federal Pedro Uczai, membro da Frente Parlamentar pela implantação dos cursos de medicina e coordenador da Frente Parlamentar pelo Estado de Santa Catarina. Presente na audiência, o prefeito Sandro Roberto lembrou da dedicação que teve desde o início do mandato para a instalação do curso. “Quando assumimos a prefeitura passamos a nos dedicar para que um sonho virasse realidade e o curso de Medicina da UFSC já é uma realidade em nosso município. Concentramos esforços em conjunto com entidades e gestores da região e a confirmação de que teremos Medicina em Araranguá feita pela reitora nos tranquiliza e com o sentimento de que valeu a pena lutar para alcançar esta conquista”, disse o prefeito.

A reitora da UFSC, Roselane Neckel, fica no cargo até maio do próximo ano e reafirmou o compromisso da vinda do curso. “Durante este período a frente da universidade, meu compromisso era com a expansão da UFSC e nós conseguimos. O curso de Medicina em Araranguá vai fortalecer ainda mais esta região”, declarou. O deputado Uczai lembrou a possibilidade de outros campi da universidade receberem o curso, porém, Araranguá e Curitibanos foram os municípios contemplados. “O curso poderia ter ido para outras regiões maiores, mas não foi. A reitora defendeu que Araranguá e Curitibanos tivessem o curso. E aqui a sociedade araranguaense já tinha como ideal a vinda do curso. Por isso, todos são responsáveis por este momento”, declarou o deputado ao complementar o papel que o prefeito Sandro tem neste processo. “Araranguá tem o prefeito Sandro Roberto Maciel como o capitão deste processo”, completou.

A ratificação do curso foi possível diante das garantias entre UFSC e Unisul. A compra do campus da Unisul, no bairro Jardim das Avenidas, está adiantada e adequações estão sendo feitas para que seja oficializada a venda. A reitoria da Unisul também esteve presente na audiência para reforçar as tratativas da troca de comando do prédio. A expectativa também fica por conta do início do vestibular que deve ser realizado no segundo semestre de 2016 para início da primeira turma em 2017. O evento contou com a participação da Gerência de Saúde da SDR, prefeitos e secretários municipais da região, autoridades políticas locais e entidades empresariais.