Secretaria de Obras conclui importantes projetos que eram reivindicados pela população. Foram investidos cerca de R$ 3 milhões.
Araranguá
Como é sabido, a infraestrutura através da pavimentações de ruas é a maior demanda de um governo municipal. O ritmo das obras é sempre intenso, quando há comprometimento com a promessas de campanha e com os pedidos da população neste sentido.
Desde que assumiu a administração municipal de Araranguá, o governo do prefeito, Mariano Mazzuco, tem se empenhado em atender os pedidos de diversas áreas. Uma das mais atuantes e que tem mostrado bons resultados, é a secretaria de Obras, que concluiu recentemente a pavimentação de aproximadamente dez ruas, e tem se empenhado em concluir mais três. “Como dito em outras oportunidades, estamos fazendo o possível para atender toda a população e cumprir os contratos estabelecidos. Pegamos a secretaria com os equipamentos sucateados e aos poucos estamos substituindo o maquinário necessário. Mas não paramos com os projetos e vamos seguir neste ritmo”, garantiu o secretário da pasta, Luiz Celso Frigo.
Segundo as secretarias de Obras e de Administração, foram investidos cerca de R$ 3 milhões para a realização destas obras. Os valores foram garantidos através de emendas parlamentares, recursos do próprio município e através de financiamentos.
Vila Rica com a primeira rua pavimentada e Polícia Rodoviária contemplada
Localizada ao sul de Araranguá, a Vila Rica, deixou de ser esquecida. Cerca de 100 famílias que residem na Rua Francisco Antônio Elias, comemoram os 500 metros de sua extensão que ganharam lajotas. Esta é a primeira rua que recebe pavimentação no bairro. A senhora, Margarida da Rosa Eich e o filho José Luiz Eich, são os primeiros moradores e vivem há 27 anos a espera do dia que seriam atendidos. “Estamos muito felizes, livres da poeira ou a lama que se formava em frente de casa. Só temos a agradecer por lembrarem de nós”, disse, Margarida.
No bairro vizinho, o Polícia Rodoviária, a Rua Marcelo Todeschini, que sedia a creche e o posto de saúde que atendem os moradores, também foi pavimentada. Foram 120 metros de lajota na região que é bastante movimentada.
Santa Bárbara, Jardim Cibele e São Luiz recebem obras
Vias de comunidades localizadas na margem direita do antigo traçado da BR-101, no sentido norte-sul, foram contempladas nesta etapa de pavimentações da secretaria de Obras. No bairro, Santa Bárbara, foi a vez da Rua Manoel Rufino da Silva ser pavimentada com lajotas em 320 metros de extensão.
Já no Jardim Cibele, a Rua José Carlos Silvano – que corta praticamente todo o bairro, recebeu mais pavimentação, já que somente a metade dela estava em bom estado, enquanto que no São Luiz, a Rua Otacílio Pacheco, foi contemplada com cerca de 430 metros de pavimentação com lajotas, beneficiando aproximadamente 120 famílias. “Existem comércios nesta rua. A poeira era insuportável e com a obra melhorou bastante a nossa vida”, conta o morador, Ataide Réus Coelho, acompanhado dos vizinhos, Mateus Simone e Claudio Leal, que confirmaram a informação.
Elevada a Rua Cel. Apolinário Pereira para evitar cheias
Na área central, a Rua Coronel Apolinário Pereira, nas margens da beira do Rio Araranguá, teve seu nível elevado para evitar cheias. Apesar da empresa responsável pela obra ter que finalizar as calçadas, a pavimentação de 800 metros já foi concluída, melhorando o acesso dos moradores e o trânsito local. As moradoras, Elisangela Vieira e Maria Aparecida Teixeira, contam que desde criança presenciaram inundações e que a obra dará mais segurança, principalmente evitando alagamentos em épocas de cheias. “A Rua ficou muito bonita e não víamos a hora de ficar pronta”, comentaram as moradoras.
Parque Alvorada e Vila São José entraram no pacote
Mais de 500 metros de pavimentação com lajotas começam a ser colocados na Rua Clovis dos Passos. A via que atravessa a Avenida Sete de Setembro, é considerada uma das mais importantes para o deslocamento dos moradores do Parque Alvorada para o centro da cidade. A previsão é que seja concluída em 15 dias.
Esta é a mesma situação da Rua Guanabara, no bairro Vila São José, que faz ligação com o bairro, Coloninha, até a Avenida Sete de Setembro, uma das mais importantes para o fluxo de veículos e que se estende do norte ao sul do município. Metade da Guanabara havia sido pavimentada e parte dela estava sem estrutura alguma que agora foi concluída pela administração municipal, restando apenas a construção das calçadas para trânsito de pedestres.