Ciarti tem dado bom exemplo. Equipe reduzida e novos objetivos nas atividades tem mostrado que é possível atingir bons resultados no trabalho com a terceira idade.
Araranguá
No próximo dia 27 de Setembro, comemora-se o Dia do Idoso e atingir a considerada “melhor idade” é motivo de muita comemoração nos dias atuais, principalmente com a promoção de tantas atividades voltadas a esta parcela da população através do Ciarti, que no caso de Araranguá atende mensalmente cerca de 700 pessoas.
Desde o início do ano, com o início dos trabalhos implantados pela administração municipal, as atividades no centro mudaram o seu foco. A equipe está mais reduzida que nos anos anteriores, mas nem por isso perdeu a qualidade, já que a programação foi ampliada.
Com a coordenação de Carmelina Ronconi, sob a gerência da secretaria de Assistência Social, comandada pela secretária, Alice Aguiar, as atividades passaram a ter objetivos mais dinâmicos, incluindo ações de integração, promoção do bem estar físico e intelectual e que despertem o prazer pela vida. “O foco do nosso trabalho mudou e adaptamos nossa programação na semana de acordo com isso. Antes aconteciam os bailinhos uma vez por semana que não são mais realizados, já que optamos por atividades lúdicas, culturais e que levem outras formas de entretenimento aos nossos idosos”, contou a secretária.
De segunda a quinta no período da tarde são oferecidos momentos de espiritualidade, jogos, canto, atividades físicas adaptadas, como, por exemplo a dança, e também é servido um café preparado pela própria equipe do Ciarti, bem como o transporte gratuito. Eventualmente são realizados passeios a pontos turísticos locais como o Morro dos Conventos e Balneário de Ilhas, com o transporte fornecido pela administração e oficinas de teatro e música com artistas locais. “É muito importante que o grupo faça coisas que fogem a sua rotina. Nosso objetivo é promover o bem-estar com atividades mais adequadas e a aceitação está sendo muito boa”, comemora a coordenadora, Carmelina.
E o resultado de todas estas mudanças foi conferido nesta semana também pelo presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Daniel Viriato Afonso, que conheceu de perto o funcionamento do centro. Na oportunidade, parabenizou a equipe envolvida. “Estou impressionado com o que é feito neste projeto. O fato de tantas pessoas participarem destes momentos de lazer e que contribuem com a qualidade de vida é a prova do bom trabalho realizado”, comentou o presidente, que aproveitou para convidar para a coordenação do Ciarti e Assistência Social participarem de uma sessão na Câmara para prestar contas das atividades realizadas e divulgar seus projetos.
Clube de mães no mesmo ritmo
Seguindo o exemplo do Ciarti, os Clubes de Mães também ligados a secretaria de Assistência Social, tem conseguido atingir os objetivos neste ano focando em projetos de sustentabilidade. A coordenadora, Soir Barbora, explica que todos as comunidades estão sendo atendidas. “O projeto neste ano está sendo o reaproveitamento de material reciclável na confecção de artesanatos e artigos de decoração. A administração dá o material e a mães levam os produtos descartáveis que não são mais usados. Temos visto muita coisa linda sendo feita e com esta idéia que ajuda o Meio Ambiente”, contou.