Promovida em Araranguá a 1ª Rodada Sul de comercialização de orgânicos.

A 1ª Rodada Sul de comercialização de orgânicos fechou negócios na ordem de R$ 1.165.000,00 e prospectou mais R$ 3,5 milhões de negócios futuros. Os negócios ocorreram no Centro de Treinamento da Epagri de Araranguá, reunindo 105 participantes, entre eles agricultores, cooperativas e 14 compradores, na última quarta-feira, 27.

Foram ofertados diversos produtos, como arroz, banana, pitaia e milho. Realizada por Epagri, SC Rural, Agreco, Uneagro e Instituto Federal, a Rodada Sul de negócios aproximou agricultores e compradores de supermercados e mercados especializados em produtos orgânicos, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

“O papel da Epagri é este, de mostrar que existe uma demanda na sociedade por produtos limpos, orgânicos, que existe espaço para crescer e que quem entrar vai receber assistência técnica”, explica o gerente regional da Epagri, Reginaldo Ghellere. Ele destaca também a oportunidade que os agricultores tiveram de realizar negócios futuros. “Na Rodada de Negócios, o comprador falou de suas demandas e o agricultor começou a planejar entregas futuras, de produtos orgânicos certificados”, afirmou.

Arroz, mel, hortaliças, frutas como banana, pitaia e maracujá, folhosas, milho e frango estão entre os produtos orgânicos do Sul de Santa Catarina, região que abriga 30% de todos os produtores de orgânicos do estado. Se o frango produzido em Santa Rosa de Lima é orgânico, a ração para as galinhas precisa também ser orgânica. Oportunidade para a família Marinho, de São João do Sul, que iniciou tratativas com a Agreco para fornecer milho orgânico. “Como existe demanda e existe produção, é necessário fazer esse tipo de movimento para integrar todos os atores dessa cadeia de produção e de comercialização”, disse Adílson Lunardi, da Agreco, cooperativa de agricultores ecológicos que existe desde 1996 e tem base territorial em Santa Rosa de Lima e outros sete municípios da região da encosta da Serra. “Essa tendência do orgânico veio para ficar, cada vez mais o consumidor busca uma alimentação mais saudável”, concluiu Lunardi.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100/(48) 99148-1191
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

Reginaldo Ghellere
Gerente Regional
Epagri/Gerência Regional de Araranguá
Contato: (48) 3529-0303 ou 99148-5003