Realizada em Araranguá reunião preparatória para Programa Viver sem Violência voltado às mulheres rurais.
nco municípios da área da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá receberão em novembro, entre os dias 5 e 11, o ônibus lilás do Programa Viver Sem Violência/ Mulheres e Cidadania, da coordenadoria estadual da Mulher, da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habilitação (SST).
O primeiro município a receber será Araranguá, onde o ônibus ficará nos dias 5 e 6 de novembro. Para discutir a programação e definir outros encaminhamentos, foi realizada uma reunião nesta quinta-feira, 19, na sede da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Araranguá, que contou com a participação da gerente de planejamento regional e apoio a políticas públicas da ADR Araranguá, Dione Helena Ramos Cesa e da secretária municipal de Assistência Social e Habitação de Araranguá, Maria Alice Aguiar, além de representantes das entidades parceiras na ação, entre elas Saúde, CRAS e CREAS, Sindicato Rural, Delegacia da Mulher, Clube de Mães.
O ônibus irá trafegar pelos principais pontos de Araranguá no dia 5 de novembro, e no dia 6, estacionará no Centro Comunitário do Bairro Santa Catarina, onde oferecerá serviços à comunidade, em especial às mulheres do meio rural, além de palestras sobre o tema Violência contra Mulher, com informações sobre a Lei Maria da Penha, entre outras.
A programação terá continuidade nos dias seguintes em Balneário Arroio do Silva (dias 7 e 8), Maracajá (dia 9), Balneário Gaivota (dia 10) e Sombrio (dia 11). Estes municípios que receberão a ação, segundo dados do IBGE de 2015, foram os que mais tiveram casos de violência contra a mulher na região.
O Programa Viver Sem Violência/ Mulheres e Cidadania está ligado ao enfrentamento da violência contra a mulher que vive no campo. “Esta será uma importante ação realizada na região da AMESC, através da parceria entre governos Federal, Estadual e Municipal, envolvendo profissionais de diversos setores das Prefeituras e demais órgãos, como setor social, saúde, assessoria jurídica, Polícia Civil, Sindicato Rural, Epagri e Clubes de Mães”, explica a gerente de planejamento regional e apoio a políticas públicas da ADR Araranguá, Dione Helena Ramos Cesa.
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100/(48) 99148-1191
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua