Prefeito e Vereadores entregam 04 novas viaturas para as Polícias.

Duas das viaturas foram adquiridas com apoio da Câmara de Vereadores, uma com recursos da própria administração municipal e a última através do Fundo Penitenciário pelo Fórum da Comarca

Araranguá

A preocupação com a segurança pública deixou de ser exclusiva do Governo do Estado, que é competente legal para isso. No município de Araranguá, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário demonstram respeito à população e vontade de contribuir no combate à criminalidade, tanto que não mediram esforços para equipar as polícias locais com novas viaturas e permitir que as operações policiais sejam realizadas com mais efetividade.

E foi na manhã desta quinta, 26, no hall da prefeitura, que a entrega das chaves dos veículos foi oficializada com a assinatura da cessão de uso – já que pertencem ao município e de uso exclusivo dos policiais que atuarem na cidade.

Duas das viaturas foram destinadas a Polícia Civil e mais duas a Polícia Militar. Destas, duas adquiridas através do projeto “Câmara Solidária”, lançado neste ano pela Câmara de Vereadores, que teve como objetivo economizar recursos para manutenção da casa para  servir de apoio a diversos projetos em algumas áreas da administração. Para a Segurança Pública, por exemplo, foram destinados pela Câmara R$400 mil que serviram para a compra das duas viaturas e uma ambulância para o Corpo de Bombeiros que está sendo equipada e em breve será entregue. “Fico muito feliz por poder colaborar com as nossas polícias a dar mais segurança às pessoas. Esses recursos são fruto de muito trabalho apoiado por todos os vereadores e por terem entendido que o corte de gastos na Câmara, como é o caso das diárias e outros benefícios, teria um significado muito maior como este demonstrado agora”, declarou o presidente, Daniel Viriato Afonso, que elogiou também a parceria com o prefeito, Mariano Mazzuco, que entendeu o objetivo da devolução do dinheiro do Legislativo para a administração.

Cada um dos quatro veículos custou cerca de R$90 mil com todos os equipamentos necessários para o trabalho da polícia. O Judiciário contribuiu com recursos oriundos de transações penais e multas aplicadas na Comarca. Já a administração municipal, utilizou recursos próprios para também contribuir na Segurança Pública. “Nossas polícias merecem todo o respaldo pelo trabalho que vem fazendo no município, e principalmente a população uma resposta. Não poderíamos deixar de colaborar e entender a necessidade do município também assumir sua responsabilidade”, disse o prefeito, Mariano.

Participaram da solenidade representantes de todos os integrantes do Fórum de Segurança, como OAB, Aciva, Sindilojas, CDL, e as entidades vinculadas. O comando da Polícia Militar também se fez presente e agradeceu a colaboração. “Estes dois veículos vieram em uma boa hora. Vamos substituir por carros que estavam com problemas e impedidos de usar”, comunicou o Tenente-Coronel e comandante da PM, Maike Valgas. Enquanto isso, as viaturas destinadas a Polícia Civil, ficarão a disposição da Central de Polícia. “Vamos alocar as viaturas onde a demanda é maior e há mais necessidade. Agradecemos a parceria de todos e a sensibilidade de contribuir com a Polícia Civil”, agradeceu o delegado regional, Diago de Haro.

Os vereadores, Jacinto Dassoler, Neno Fontoura, Paulinho Souza, Cristiano Tano, Paulo Roldão, Luciano Pires, Diego Pires, Jair Anastácio e Jorge Pereira também marcaram presença, bem como secretários do governo municipal.

TEXTO: Morgana Daniel.
FOTOS: Rafael Torman/Prefeitura de Araranguá.