Ônibus do Programa Mulher Viver Sem Violência esteve nessa Segunda Feira 06/11 na região de Araranguá.

Dezenas de pessoas participaram nesta segunda-feira, 6, no Bairro Santa Catarina, em Araranguá, do primeiro dia de atividades do ônibus lilás do Programa Mulher Viver Sem Violência, da coordenadoria da Mulher da Secretaria de Estado da Assistência Social (SST), que permanecerá na Região do Extremo-Sul até o próximo sábado, 11.

A abertura oficial da programação aconteceu no Centro Comunitário do Bairro Santa Catarina na tarde desta segunda-feira, e foi prestigiada pela coordenadora estadual da Mulher da SST, Aretusa Larroyd, acompanhada das gerentes da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, coordenadoras da ação na Região, Dione Helena Ramos Cesa (Planejamento Regional e Apoio a Políticas Públicas) e Jane Aparecida Soares de Souza (Políticas Socioeconômicas, Rurais e Urbanas).

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Maria Alice Aguiar, o roteiro em Araranguá iniciou ainda no final de semana, com um translado que percorreu as ruas do bairro. Ela explica que os serviços, atendimentos e demais ações disponibilizadas à comunidade só foram possíveis graças às parcerias com o CRAS, CREAS, CADÚNICO, CAPS, Secretaria de Saúde, Setor Jurídico, Epagri, Faculdade Vale do Araranguá (FVA), Polícia Civil, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Instituto Mix, Cidasc, Clube de Mães, Grupo de Idosos. “O Município de Araranguá ficou feliz em receber esta ação, onde conseguimos proporcionar importantes atendimentos voltados às mulheres aqui do bairro”, disse a secretária.

A atendente Jéssica da Silva Mundi, moradora do bairro Santa Catarina, participou das atividades junto com os dois filhos. “Meus filhos brincaram no pula-pula, cortaram os cabelos, e eu pude tirar minhas dúvidas. Achei muito interessante, poderia acontecer mais vezes”, disse.

A coordenadora estadual da Mulher na SST, Aretusa Larroyd, destacou a importância do envolvimento e da sensibilidade para o enfrentamento da violência. “Este programa visa fortalecer todos os mecanismos nos Municípios para a presença e atendimento das mulheres que sofrem algum tipo de violência doméstica, que não é somente a violência física, que deixa marcas, mas também a psicológica”.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá