ARARANGUÁ NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI.

Uma ação conjunta realizado entre os  dias 07 e 10/11/2017 pelas equipes do Programa de Controle a Dengue, Vigilância Sanitária (VISA) e Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA) junto aos estabelecimentos que desenvolvem atividades econômica  de comercio de sucata (ferro velho), marcou mais uma etapa da programação da Campanha Municipal de Controle ao Aedes Aegypti – 2017.

Esta iniciativa teve cunho educativo e visa orientar os proprietário destes estabelecimentos  quanto a necessidade de terem suas atividades  devidamente  regulamentadas  as exigências da legislação ambiental, sanitária e epidemiológica, com especial atenção as prerrogativas da lei estadual nº 15.243/2010, que dispõe sobre a obrigatoriedade de ferros velhos, borracharias, empresas de transportes e afins a adotarem medidas para evitar a existência de criadores para Aedses aegypti e Aedes Albopictus.

De acordo com o coordenador do Programa de Controle a Dengue de Araranguá, Joélcio, Anastacio, muito embora a legislação esteja em vigor desde 2010, a trabalho de orientação e fiscalização se intensificou mais a partir de 2014, quando o estado de Santa Catarina começou a apresentar mudanças significativas em seu cenário epidemiológico. O Estado que até 2012 era considerado o único estado da federação sem registro de casos de autóctones de dengue, quando passou a registrar a circulação viral da doença em 2013, sendo que, em 2015 Itajaí é reconhecida como o primeiro município catarinense em estado de epidemia em dengue.

Esta nova realidade exigiu das autoridades de saúde de todo estado, ações mais efetivas no combate ao mosquito vetor.

Preocupada com os reflexos deste problema de saúde publica, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou uma mobilização de enfrentamento de forma articulada com outros órgãos da administração publica, visando orientar, esclarecer e conscientizar a população quanto a necessidade de uma mudança de comportamento, que pudesse contribuir para o controle da proliferação do mosquito e consequentemente prevenir a circulação viral das doenças transmitidas pelo aedes aegypti bem como  seus agravos.

Neste sentido, a administração municipal de Araranguá instala em 2014 o primeiro Eco Ponto do município com o objetivo de receber, acondicionar e dar a destinação final aos resíduos sólidos como pneus e eletrônicos, que até então, por não terem aonde serem destinados acabavam sendo abandonados em terrenos baldios do município.

Nesta mesma direção um trabalho educativo começou a ser realizada por meio de diligencias multisetorial junto aos imóveis comerciais que apresentavam condições favoráveis a proliferação de mosquitos, bem como a introdução deste tema por meio de palestras direcionadas aos alunos das escolas publicas.

Muito embora Araranguá ainda viva em situação tranquila no que se refere a este problema, a Secretária Municipal de Saúde vem fazendo sua parte neste processo de educação e prevenção, sempre na expectativa que cada cidadão tome consciência e faça também a tarefa de casa, eliminando os depósitos que acumulam agua, destinando devidamente  o lixo por si produzido, respeitando o meio ambiente e promovendo saúde publica.

De acordo com o ultimo Boletim Epidemiológico Divisão Epidemiológica do estado de Santa Catarina (DIVE) já são 9273 focos do vetor encontrados em 141 municípios do estado, sendo 61 deles considerados infestados. Estes números representam um crescimento de 47,3% em relação ao numero de focos e 22% em relação ao numero de município infestado em comparação com o mesmo período de 2016.