Com baixo estoque de sangue A e O negativos, cirurgias podem ser canceladas. Hemosc diz que precisa de doações com urgência em todo estado.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) está precisando de doações de sangue A e O negativos. Os hemocentros estão trabalhando com cerca de 50% baixo do estoque necessário e há risco de cancelamento de cirurgias eletivas, aquelas que são agendadas.

A preocupação aumenta ainda mais com a aproximação das festas de fim de ano e férias, época que historicamente as doações diminuem. “Nos preocupa bastante a proximidade do Natal e Ano Novo que as pessoas acabam esquecendo de doar sangue. Quem está no hospital não tem férias”.

Segundo Patrícia, em outros anos cirurgias já precisaram ser canceladas por falta de sangue O negativo. Desta vez, a situação se agravou há cerca de três semanas. Para reverter a situação, os doares precisam ir até os hemocentros das suas cidades e fazer a doação. “Estamos fazendo todas ações, telefonando para doadores, mandando e-mail, as ações possíveis estão sendo tomadas, mas só doações para reverter”, diz Patrícia.

A situação crítica é dos estoques de A e O negativo, mas doadores de outros tipos sanguíneos também podem procurar os Hemocentros. “Sempre precisamos de doações de todos os tipos porque o sangue tem validade. O concentrado de hemácias, por exemplo, que é a parte vermelha do sangue, mais utilizado e que também mais precisa de doação, dura de 21 a 40 dias”.