Gerência Regional de Educação de Araranguá orienta sobre certificados do Encceja.

A assinatura e a expedição dos certificados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ensino médio e fundamental, bem como a declaração parcial e proficiência, está sendo feita em Araranguá pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja). A orientação é da 21ª Gerência Regional de Educação (Gered).

Segundo a supervisora de políticas e planejamento educacional da Gered Araranguá, Márcia Aparecida Machado João, e a integradora Marione Silveira Coelho, a Portaria nº 257 de 30 de janeiro de 2018, da Secretaria de Estado da Educação (SED), designa a direção dos Centros de Educação de Jovens e Adultos para a certificação, com objetivo de descentralizar e oferecer agilidade.

Ela lembra que de posse do resultado do Encceja (disponível na página do INEP), o candidato deverá verificar a opção escolhida. “Se foi a Secretaria de Estado da Educação o candidato deve se dirigir ao Ceja, que fica anexo à EEB Professor Clóvis Goulart, na Vila São José, em Araranguá para a certificação. Se a opção foi o pólo de Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina, o candidato deverá procurar a sede do IF-SC, no Bairro Cidade Alta”, explica.

O Encceja

O Encceja tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

O Exame pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e ensino médio. Para certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. A certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.

Informações adicionais para a imprensa

Leneza Della Krás
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá