Banco de empréstimo de equipamentos ortopédicos poderá ser criado em Araranguá.
Araranguá
Durante a última sessão ordinária do mês de fevereiro da Câmara de Vereadores de Araranguá, realizada nesta quarta, 28, o vereador, Jorge Luiz Pereira, defendeu um projeto de Lei de sua autoria e que trata da “Campanha de Acessibilidade” que cria um banco de doação ou empréstimo de materiais ortopédicos no município. O objetivo do projeto é auxiliar os pacientes mais necessitados e que não dispõem de condições de adquirir estes equipamentos durante o período de enfermidade. “Este projeto vem para dar acessibilidade a quem necessita. É dar uma opção a quem não tem renda. Este banco de empréstimo serviria para que o equipamento não ficasse ocioso na casa do paciente que não fará mais uso”, justificou o autor.
A lei aprovada por unanimidade na casa também determina diversos critérios para o empréstimo dos equipamentos e estipula que a secretaria de Saúde seja a responsável por gerenciar o projeto. “A secretaria de Saúde ficaria responsável por disponibilizar os equipamentos por tempo determinado e condicionando a necessidade do paciente”, acrescentou.
Com nome “Banco Municipal de Doação de Materiais Ortopédicos”, o projeto permite ainda que parcerias com pessoas jurídicas e físicas, além de entidades diversas sejam firmadas com o município no sentido de contribuir com a ideia e fornecer os equipamentos que serão disponibilizados a população.