III Conferência Municipal de Cultura de Araranguá Arte, Cultura e Desenvolvimento.

A III Conferência Municipal de Cultura de Araranguá acontecerá no dia 07 de abril, das 8h às 17h, no Auditório Plínio W. Linhares (Center Shopping Araranguá) e tem como proposta reunir agentes culturais, representantes das classes artistas, Instituições e cidadãos interessados com o propósito de analisar a conjuntura dos 5 eixos temáticos, propondo diretrizes e ações para o Plano Municipal de Cultura, bem como a criação do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

O Conselho de Política Cultural é uma instância colegiada permanente, criado por lei (ver Lei 3.339, de 01 de junho de 2015) e tem como principais atribuições: propor e aprovar as diretrizes gerais do Plano de Cultura estabelecido na III Conferência; acompanhar sua execução, gerenciando de forma colaborativa junto ao município, estado e federação os Sistemas de Financiamento à Cultura e acompanhar o funcionamento dos seus instrumentos, em especial o Fundo Municipal de Cultura; e fiscalizar a aplicação dos recursos recebidos decorrentes das transferências federativas, estaduais e municipais.

Neste sentido, o Governo Municipal de Araranguá incentiva a todos os interessados pelo desenvolvimento da cultura que participem neste importante evento como integrantes da III Conferência Municipal de Cultura podendo por meio de eleição tornar-se membros do Conselho Municipal de Politicas Culturais.

Para participar, é preciso inscrever-se gratuitamente:

– pelo formulário online (até 18 horas do dia 06 de abril), ou

– no Centro Cultural Máxima Astrogilda de Souza, localizado na Praça Hercílio Luz, 144 (até 18 horas do dia 06 de abril), ou

– no dia e local do evento, a partir das 8 horas.

No momento da inscrição, é preciso escolher um dos 5 eixos sobre o qual se pretende discutir e propor ações:

1. Gestão Pública da Cultura: organizar e sistematizar a gestão Pública da Cultura no município.

2. Preservação do Patrimônio Cultural: promover ações que resultem na preservação do patrimônio cultural material e imaterial do município.

3. Fomento ao Desenvolvimento Artístico-Cultural: criar mecanismos de fomento ao desenvolvimento artístico-cultural.

4. Economia, Cultura e Turismo: promover ações de integração entre economia, cultura e turismo buscando consolidar produtos culturais gerando, assim, renda e desenvolvimento, bem como oferecer conhecimentos as pessoas acerca das potencialidades culturais do município.

5. Cultura e Comunicação: promover mecanismos de divulgação, comunicação e fruição da cultura local.

Programação resumida:

8h: Credenciamento

8h30min às 12h:

– Abertura,

– Apresentação do quadro situacional das políticas de incentivo à cultura e importância da Conferencia, do Plano Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Politicas Culturais.

– Discussão e proposição de ações de cada eixo (participantes divididos em 5 grupos, conforme eixo inscrito).

– Apresentação dos candidatos ao Conselho.

14h às 17h:

– Apresentação e discussão das propostas elencadas em cada grupo.

– Eleição dos membros do Conselho de políticas Públicas Culturais de Araranguá.

Não deixe de ler o Regimento da III Conferência Municipal de Cultura.

Maiores informações no telefone (48) 3903-1881.