Alunos da EEF Padre Antônio Luiz Dias de Araranguá participam de atividades de reflexão sobre importância da Água.

A terça-feira, 27, foi marcada pela realização da etapa escolar da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente na EEF Padre Antônio Luiz Dias, escola estadual localizada em Morro dos Conventos, no município de Araranguá, da área de abrangência da 21ª Gerência Regional de Educação.

O objetivo da ação é fortalecer a educação ambiental, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.

Participaram das atividades cerca de 130 alunos do 2º ano ao 9º ano do ensino fundamental. Foram ministradas palestras sobre o tema, com representantes do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), entre eles o operador da estação de tratamento, Gilvanir Treton e a química Fernanda Fernandes, a responsável pelo projeto SAMAE na escola, Alice Marenco, além da engenheira ambiental Michele Pereira da Silva e a bióloga Sandra Cristiano. Os alunos também assistiram a uma apresentação de teatro, abordando a importância da preservação da água, feita pela Trup da Aurora, com os atores Wilson Neto e Leia Batista.

A professora de História, Maria Cecília Kunhasky Coelho, explica que a escola desenvolve um importante projeto intitulado “A água nossa de cada dia”, que integra a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. “A escola do Morro dos Conventos está localizada em uma região de extremo valor para o município de Araranguá, devido a presença de falésias, mata Atlântica e nascentes de água, portanto o tema da Conferência é essencial para toda a comunidade escolar. Ao refletirmos e pesquisarmos sobre a qualidade da água consumida, desejamos cada vez mais conscientizar sobre o consumo e o desperdício”, disse a professora e incentivadora do Projeto.

O aluno do 6º ano, Guilherme Plentz Viegas, de 11 anos de idade, concorda com a importância da discussão sobre o tema através deste projeto. “A água é essencial para a vida e temos que ter a consciência desde cedo de que não podemos poluir os rios e gastar desnecessariamente a água. Temos que cuidar e preservar o que ainda existe”, concluiu.

A diretora da EEF Padre Antônio Luiz Dias, Nancy Antunes Siqueira, concluiu que a Conferência, cujas ações que estão sendo realizadas desde o início do mês, acontecem de forma multidisciplinar, envolvendo todos os alunos da escola.