Araranguá receberá Ação Global, evento da Rede Globo em parceria com o SESI.

Araranguá

O município de Araranguá receberá no dia 26 de maio a Ação Global, evento promovido pelo SESI, entidade da FIESC, em parceria com a Rede Globo, que oferece diversos serviços gratuitos para toda a comunidade. A população terá acesso a serviços nas áreas de lazer, saúde, cultura, educação e cidadania. O evento, que neste ano aborda o tema: Promoção da Saúde – Gestão de Stress e Saúde Mental, ocorre das 9h às 17h, na Praça Hercílio Luz. Nesta terça-feira, dia 27, aconteceu no auditório do SAMAE, uma reunião promovida pelo Serviço Social da Indústria (SESI) com o apoio da Prefeitura Municipal de Araranguá, onde foi apresentada a diversas entidades araranguaenses como funcionará a ‘Ação Globo 2018’. Pela manhã a ação já havia sido apresentada ao Prefeito Mariano Mazzuco e seu secretariado. A Diretora do SESI da Regional Sul, Jovilde Parisotto, detalhou a grandiosidade do evento, que envolverá centenas de voluntários e oferecerá diversos serviços. “É um evento promovido pela Rede Globo desde 1991, e que a cada ano tem aumentando o número de participantes, como por exemplo, ano passado Mafra recebeu a Ação resultou em 37 mil atendimentos, 12 mil pessoas passaram pelo local, e envolveu ainda 600 voluntários, 55 parceiros e 134 serviços diferentes prestados”, relatou. A Ação Global facilita o acesso a direitos essenciais de todos os cidadãos. Em um mesmo dia e local, o público poderá receber orientações jurídica, do mercado de trabalho, atendimento médico e odontológico, cortar o cabelo, participar de atividades recreativas e esportivas. O SESI colocará à disposição unidades mó- veis para atendimento odontológico. Para as crianças estarão disponíveis brinquedos infláveis, pintura facial e diversas atividades. “É um evento que muitas cidades gostariam de sediar. Estamos trabalhando há três anos, com a FIESC, para trazer a Ação Global à região Sul. O encontro deve envolver não só moradores de Araranguá mas também de municípios vizinhos. Além do SESI a ação irá contar com diversos parceiros para a realização”, conta o vice-presidente Regional Sul da FIESC, Diomício Vidal. Visibilidade Araranguá foi a cidade escolhida para receber a ação e consequentemente ganhará grande visibilidade, não só no Estado, como em nível nacional, já que é uma ação realizada pela Rede Globo, onde a emissora realiza entradas ao vivo durante sua programação. Além disso, haverá a participação de um artista global. “A cidade terá grande visibilidade com essa ação e o que queremos é atrair a maior quantidade de pessoas que necessitam dos serviços que serão prestados e que ainda não puderam fazer. Será uma união que fará a força, pensando no coletivo”, disse a Diretora de Turismo de Araranguá Helen Becker. Ela salientou ainda que para o Turismo será muito bom, “pois haverá um fluxo de pessoas não só da cidade, como aquelas que virão para Araranguá para participar e conhecer nossas potencialidades”, argumentou. O evento é aberto para toda região. “Estamos felizes pela Rede Globo e o SESI terem escolhido Araranguá para receber essa grande Ação Global. E a prefeitura estará trabalhando com o apoio de todas as entidades para que seja um grande evento”, finalizou Helen. Entidades Estiveram presentes representantes das entidades: CDL; ACIVA; Polícia Militar; SAMAE; Instituto Mix; Prefeitura de Araranguá; Rede Feminina de Combate ao Câncer; Epagri, Unesc; FAMA; Unisul; MedSet; Rotary Clube; Cartório de Registro Civil; Senac; Senai; Grupo de Escoteiros Ariringuá; Animafest; Grêmio Fronteira; Academia Biofitnnes; Sindicato da Indústria de Calçados; Corpo de Bombeiros; Sesc; Sebrae; Apae; Lions Clube; Center Shopping Araranguá e IFSC. Representando o Serviço Municipal de Água e Esgoto de Araranguá (SAMAE), o procurador Marco Antô- nio Alborghetti, e a Diretora Administrativa Margarete Timboni Baran, comentaram que a autarquia será parceira neste grande evento, onde realizará ligações extras de água na praça, distribuição de copinhos de água e terá a participação do Projeto Samae na Escola, com apresentação do Coral e de Teatro.

Serviços:

Saúde • Medição da pressão arterial

•Teste da visão

• Prevenção do uso de drogas

• Prevenção das DST e da AIDS

• Escovação dos dentes, aplicação de flúor e prevenção de doenças bucais

• Orientação nutricional

• Avaliações do grau de estresse, da coluna e da postura Cidadania

• Emissão de CPF

• Aulas sobre preparo de refeições a baixo custo

• Inscrição de contribuintes no INSS

• Consulta de saldo do FGTS