Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres é inaugurado.

O CIGERD Araranguá atenderá os 15 municípios da Amesc Araranguá Nesta quarta-feira, dia 28, o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, acompanhado do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, do Prefeito Mariano Mazzuco Neto e do coordenador regional de Defesa Civil, Sebastião Antônio de Souza, inaugurou o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) Regional Araranguá. A solenidade foi prestigiada por inúmeras lideranças dos 15 municípios do Extremo-Sul. O CIGERD Araranguá fica localizado na Rua Coronel Apolinário Pereira, 540, no Centro da cidade pólo da Região, e o terreno para a implantação foi cedido pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra). O Centro possui cerca de 160 metros quadrados e foi construído a partir de nove mó- dulos de ferro galvanizado, em estrutura auto-suficiente com a capacidade de permanecer operacional mesmo com falta de energia elétrica. Possui equipamentos modernos, sala de reunião e situação, garagem, depósito, banheiro e cozinha. No total, recebeu investimento do Governo do Estado de cerca de R$ 850 mil para sua instalação. Interligados O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, destaca que são 20 Centros no mesmo modelo, estrategicamente distribuídos no Estado. Todos serão interligados com a base em Florianópolis, facilitando a gestão da crise e possibilitando uma resposta rápida ao cidadão, fazendo parte de um Projeto da Defesa Civil de gerenciamento de desastre em nível regional. O objetivo do Centro regional é integrar os órgãos envolvidos na Defesa Civil e aproximar a Secretaria de Estado da Defesa Civil dos municípios. O CIGERD Araranguá atenderá os 15 municípios da Amesc. “Vamos aqui criar procedimentos específicos para região sul em situações de crise de ordem meteorológica. Fora da crise aqui serão concentrados os trabalhos de preparação, durante a crise a gestão, e pós crise o restabelecimento. Nosso maior objetivo e também nosso desafio é ter um Estado resiliente, santo, belo e seguro”, completou Moratelli. O secretário executivo da ADR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, agradeceu pelos importantes investimentos realizados pelo Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, no Extremo-Sul, como a instalação do radar móvel sul em Morro dos Conventos, e lembrou de eventos climáticos que foram marcantes para a Região, como a passagem do Furacão Catarina há 14 anos. Ele falou da importância do Centro para a região. “Será um local para concentrar esforços nos momentos difíceis para que as decisões sejam tomadas, e até vidas preservadas”, disse. O CIGERD Regional de Araranguá atende os 15 municípios da Região da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo-Sul Catarinense): Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Sombrio, Timbé do Sul e Turvo.

Fonte Enfoque Popular.