Alunos de escolas estaduais participam de Projeto Educa Enem da UFSC em Araranguá.

Alunos de escolas estaduais de Araranguá, da área da 21ª Gerência Regional de Educação (Gered), participaram do projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) campus Araranguá, chamada Educa Enem, para estimular os jovens a realizarem os simulados das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018).

Segundo a coordenadora do Projeto Educa Enem, professora do curso de engenharia da computação da UFSC/campus Araranguá, Eliane Pozzebon, o projeto foi aberto a todos os alunos do ensino médio de escolas públicas do município, mas contou com a participação de 400 alunos de quatro escolas.

Eliane explica que foram cadastradas todas as questões do Enem dos últimos 10 anos no Sistema Tutor Inteligente MAZK, aplicativo gratuito disponibilizado pela UFSC (desenvolvido pela equipe do Laboratório de Tecnologias Computacionais/LabTeC do Campus Araranguá). Nele, o aluno seleciona o número de questões por área, gerando uma prova com questões do Enem.

“É disponibilizada uma sala virtual para que os alunos tenham acesso e possam responder às questões. Eles recebem o código da sala, entram no MAZK e realizam o simulado. No momento que conclui as questões, o aluno já recebe os resultados do simulado. Ele terá todo histórico do seu desempenho por área, e poderá identificar as matérias que deverá estudar mais”, conta.

A coordenadora destaca que os 400 alunos realizaram o simulado no período de 15 dias, e 20 alunos foram escolhidos para a competição final, que aconteceu no último sábado, 12. Empresas locais apoiaram na premiação, sendo que os três primeiros colocados receberam tablets.

O 1º lugar foi da aluna Katrine Batista da Silva, do 2º ano da EEB Maria Garcia Pessi; o 2º lugar com Renan Matias Martins, 3º ano da EEB Araranguá; 3º lugar para a estudante Layane de Espíndola, do 2º ano da EEB Maria Garcia Pessi; 4º lugar para Isadora Schvartz da Rosa, do 2º ano da EEB Dolvina Leite de Medeiros, e 5º lugar para Lirith Medeiros Coronel, do 3º ano da EEB Araranguá.

A diretora da EEB Maria Garcia Pessi, Sandra Vargas, concluiu que o Projeto é uma excelente oportunidade de incentivo aos estudantes. “Este simulado estimulou nossos alunos a participarem do Enem, se preparando para a prova. Queremos eles tenham acesso à universidade pública”, citou.

Esta é a última semana de inscrição para o Enem 2018. O prazo termina às 23h59min da próxima sexta-feira, 18. O Exame Nacional do Ensino Médio avalia conhecimentos obtidos até o término do Ensino Médio. Ele é usado como parte do processo seletivo de mais de mil Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá