PROJETO ACADÊMICO DESENVOLVIDO NO AMBULATÓRIO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS INCENTIVA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA IDENTIDADE SOCIAL PARA USUÁRIOS DO SERVIÇO.

O Ambulatório de Álcool e Outras Drogas da Secretaria Municipal de Saúde de Araranguá realizou durante os meses de abril e maio ações educativas voltadas aos usuários do Serviço. As ações fazem parte do Projeto desenvolvido pelo estagiário Joelcio Arcenego Anastácio, acadêmico do curso de Serviço Social da Universidade do Norte do Paraná – UNOPAR, sob a supervisão da assistente social Sabrina Oliveira de Matos. Com o título:“A Construção de uma Nova Identidade Social ” o projeto teve como objetivo, contribuir no processo de tratamento dos usuários de substâncias psicoativas em acompanhamento no Ambulatório A.D, através do resgate da autoestima, do fortalecimento dos vínculos familiares e da potencialização das capacidades individuais. O primeiro encontro aconteceu na tarde do dia 12/04 e teve como tema: “Família Santuário de Vida” Os trabalhos foram conduzidos pela enfermeira e professora Emília de Souza e contou com a animação da cantora Elizabete e a apresentação folclórica do Grupo de Terno Reis Menino Deus. No dia 18/04 a psicóloga Janine dos Santos abordou a importância da autoestima e do empoderamento. Após houve apresentações musicais com os jovens Alisson e Fábio. No dia 26/04 a terapeuta Reikiana e o escritor Jeferson Ferreira desenvolveram dentro do tema: Formas de Tratamento, a Espiritualidade e a busca pelo equilíbrio energético como terapia alternativa no tratamento da dependência química. Nesta ocasião foi apresentado trabalhos literários produzidos por autores adictos araranguaense em tratamento, que descobriram nas letras um canal terapêutico pelo qual conseguem expressar seus sentimentos, aliviar suas angustias e relatar suas experiências vivenciadas e dessa forma ajudar usuários e familiares que travam esta luta diária. O último dia de atividade do projeto foi realizado na tarde do dia 03/05/2018, onde pacientes e familiares foram levados a um lugar incerto de olhos vendados. O destino final escolhido para esse passeio foi o Yate Clube Morro dos Conventos e quando lá chegaram e tiraram as vendas dos olhos, ficaram maravilhados com a beleza natural que se apresentava diante de seus olhos, cantaram em contemplação a natureza e em agradecimento pela vida. Após realizaram uma meditação reikiana e ao final participaram de um piquenique.