Mutirão de Castração supera expectativas

O Mutirão de Castração de animais foi mais uma vez um sucesso de inscritos. Só no sábado foram operados oitenta e cinco animais e a expectativa de domingo, de acordo com os previamente inscritos, era de mais setenta e cinco animais. Dez pessoas que chegaram sem a inscrição, esperaram um pouco e também poderam operarar o seus pets. O evento acontece uma vez por mês, até dezembro, sempre no antigo Posto de Saúde, do bairro Polícia Rodoviária.

O procedimento tem um custo social de R$ 100, 00 por animal, sendo 40 operações subsidiadas pela Prefeitura. Nos dois dias, trabalhou uma equipe de vinte e cinco voluntários, sendo dez no sábado e quinze no domingo, além de dois veterinários nas cirurgias. O mutirão é realizado através da FAMA (Fundação Ambiental do Município de Araranguá), através do seu Setor de Bem Estar Animal, em parceria com o Governo do Município de Araranguá, o Instituto SOS Bicho Urbano e da ONG Amigo do Chico.

Nos próximos mutirões os animais serão chipados e tatuados. A enfermeira Flávia Cândido, coordenadora do Projeto do Bem Estar Animal da FAMA, informou que o chip conterá dados do dono do animal e a tatuagem é para identificar se o animal é castrado. “Tudo será sem dor, devido à sedação que o animal já recebe para a operação”, revelou Flávia.

Um caso que chamou a atenção durante o evento foi o da cachorrinha “Vida”, acolhida pela famiília do policial aposentado, Fernando Almeida, morador do bairro Urussanguinha. A cachorrinha foi encontrada há mais de 20 dias, abandonada na comunidade de Soares, com uma grande queimadura química no corpo. Ainda em processo de cicatrização no lombo, ela passou pela cirurgia de castração. Agora será uma nova vida, para a “Vida”, a família do Fernando já recebeu a nova moradora da casa.

Ele cuida de outros dezenove cães e um gato, todos encontrados em situação de abandono. Há cinco anos ele decidiu optar por ser um colaborador da causa animal, revelou Fernando, acompanhado com seus filhos e esposa presentes no evento.

Quem quiser castrar o seu animal, deve procurar a Casa do Agricultor, em frente à rodoviária de Araranguá e fazer a inscrição.

 

Assessoria de Imprensa.