Prefeito Mariano convoca reunião com secretários
As chuvas dos últimos dias na região, fez com que o Rio Araranguá, na manhã desta quarta-feira, 3, saísse 1,95m acima do seu nível. A medição foi anotada às 11h40, na ponte pênsil. A comporta da Barranca construída para evitar cheias no bairro, foi fechada, já que o rio estava enchendo o córrego que leva água para as lavouras de arroz, o que poderia provocar alagamentos.
A cheia do rio também provocou a interrupção dos serviços da balsa que faz a travessia no rio Araranguá, no Morro dos Conventos. Já nas primeiras horas da manhã a tripulação da embarcação anunciou a impossibilidade de travessia, ao diretor de Trânsito, Geraldo Mendes, devido ao volume de água, a correnteza e a quantidade de madeiras, galhos e entulhos que descem nas águas, o que poderia provocar um acidente.
O diretor anunciou a paralização da embarcação por tempo indeterminado. Quem prossegue em direção ao Morro dos Conventos perceberá as placas sinalizando que a balsa não está funcionando. A primeira está disposta no trevo de acesso às praias.
O diretor da Defesa Civil de Araranguá José Wilson Sasso, informou que há uma mobilização para a monitoração das águas e do clima, em parceria com a Defesa Civil Estadual. “Já solicitei o fechamento da comporta da Barranca e seguimos com atenção para qualquer eventual mudança do quadro atual”, frisou.
Às 14h30, a régua indicava 2,15 m acima do leito. Como existe a possibilidade de cheias, quando a medição ultrapassa os 2,50 m, o prefeito Mariano Mazzuco Neto convocou uma reunião com os secretários de Governo, no seu gabinete, às 16h30. Em pauta o planejamento de ações das secretarias caso ocorra uma cheia. Transporte, alimentação, medicamentos e abrigos (caso seja necessário a retirada de famílias das suas casas). Todos estarão de sobreaviso e prontos para uma eventual mudança do quadro atual.
Assessoria de Imprensa.