CRAS leva palestra sobre prevenção ao câncer

Na última terça-feira, 16, a equipe do Centro de Referência e Assistência Social, promoveu a Tarde Rosa, numa alusão ao Outubro Rosa, que acontece em todo o município, através da Secretaria da Saúde, chamando a atenção da população quanto a conscientização e combate ao câncer.

A técnica de enfermagem, Cristiane Marques, 32 anos, falou sobre a sua experiência para um grupo de quinze mulheres do CRAS. Segundo sua explanação, primeiro ela teve câncer em um dos seios. Passou por todo o tratamento de cura e a sua vida continuou. Ela registrou os momentos vividos, como a queda do cabelo, devido às quimioterapias. Mas isto não a fez desistir. Cris casou, teve filhos, trabalhou. Tudo registrado em imagens.

Tempos depois, através do autoexame, um dos procedimentos que ela aprendeu no primeiro caso, a técnica de enfermagem encontrou um nódulo. Ela teve pressa e correu para o médico. Devido a sua ação ela descobriu um outro câncer no outro seio, só que agora em fase inicial. O resultado não poderia ser melhor. Ela passou por um novo tratamento, não precisou retirar o seio e foi curada.

Segundo a coordenadora do CRAS, Hanna Arns Haupp, “hoje ela leva a sua experiência tanto em relato, quanto em imagens, chamando a atenção das mulheres para a prevenção”, destacou. No final da palestra as mulheres do Centro sanaram suas dúvidas e curiosidades conversando com a palestrante. Também foi apresentado um documentário sobre o Outubro Rosa, mostrando experiências de superação de mulheres que venceram a doença.

 

Assessoria de Imprensa.