Trabalho do Clube de Mães vai virar exposição
A Secretaria de Assistência Social e Habitação desenvolveu durante este ano, com os Clubes de Mães do município, o Projeto Boneca de Pano. O projeto foi criado para contemplar os trinta e nove clubes que reúnem mais de 900 mães. O objetivo da ação foi de fazer com que as mães desenvolvessem habilidades manuais e a criatividade, além da convivência entre elas, oportunizando o aprendizado de uma nova profissão.
As oficinas tiveram início em 2017 com o Projeto Colcha de Retalhos e depois o Projeto Reciclagem. Só em 2018 já foram realizadas oficinas para os Projetos: Pedrarias e a Customização do Pano de Prato. Além de todos os objetivos iniciais o projeto trabalhou – principalmente – a solidariedade como diferencial.
No início as mães aprenderam a técnica para confeccionarem as bonecas de pano. Depois levaram o conhecimento para os seus clubes, para que outras mães aprendessem. Ficou combinado com as participantes, que cada grupo devolveria no mínimo cinco bonecas para serem doadas para entidades filantrópicas neste Natal.
Com a aproximação do fim de ano as bonecas já estão chegando. O encerramento do projeto se dará com a entrega de todas as bonecas confeccionadas no lançamento da exposição Boneca de Pano no dia 13 de dezembro, no Museu Histórico de Araranguá. De várias formas, tamanhos e cores as bonecas já são sucesso no ateliê.
Para os meninos foram confeccionados “cavalos de pau”. Sim aquele fabricado com um cabo de vassoura. O diferencial do brinquedo é a cabeça do cavalo confeccionada em pano, cada qual com a sua característica, cor e tamanho.
Os relatos das mães participantes, segundo a equipe de trabalho do grupo, são os mais animadores. “Mães que saíram da depressão, outras que tiveram um aumento de renda, além da aproximação com entes queridos. Temos o exemplo de uma avó que agora conta com a ajuda da pequena neta, que ajuda nos detalhes”, descreveu Aline, uma das integrantes da equipe.
Segundo a secretária de Assistência Social e Habitação, Alice Aguiar, um detalhe importante na visita aos grupos era a interação das mães. “Sempre senti muita emoção quando visitava os grupos. A alegria delas é contagiante”, ressalta.
A presidente do Clube de Mães do município é Soir Suzete Goularte que também conta os trabalhos de Maria Goreti de Souza Wachholz e Aline Felisberto Carvalho da Silva.
Assessoria de Imprensa.