GRAC fez treinamento na última sexta-feira

O prefeito Mariano Mazzuco Neto convocou na tarde da última sexta-feira, 26, uma reunião na sede do CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres) Regional de Araranguá. O encontro serviu como treinamento do GRAC(Grupo de Ações Coordenadas) da Defesa Civil do município de Araranguá.

Durante o encontro o coordenador regional da Defesa Civil, o sargento Bombeiro Militar, Sebastião Antônio de Souza, apresentou as novas ferramentas tecnológicas para o monitoramento de desastres naturais, inclusive detalhes do Radar Meteorológico instalado neste ano junto ao farol do Morro dos Conventos. Da sala principal do centro é possível o acesso às condições climáticas em todo o estado, através dos equipamentos da Defesa Civil, com a precisão de dados, online.

Referente as informações dos últimos dias referentes ao ciclone extratropical, o sargento tranquilizou o grupo expondo exatamente o que aconteceu no fim de semana. Destacou também, que sempre é importante a população observar todas informações no site da Defesa Civil. “Lá tem todas as informações do período em que os eventos acontecem, como velocidade do vento entre outros dados”, pontuou.

No fim da reunião o coordenador da Defesa Civil do município, José Wilson Sasso, salientou que o encontro foi importante. “Para estarmos prevenidos. Caso ocorra algum evento da natureza, que nós estejamos preparados, sabendo como passar a informação para a população e responder rapidamente as ações quando solicitadas”, frisou.

No encerramento o prefeito salientou que a reunião foi positiva. “Foi um treinamento que fizemos hoje. Com as informações do centro podemos informar a população com antecedência dos fenômenos naturais”, finalizou Mariano. Participaram do encontro representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, Da administração: secretários de governo e diretores de departamentos.

Assessoria de Imprensa.