Dicas do Procon para quem vai às compras

Informações para os consumidores ficarem atentos nos períodos de promoções

A diretora do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Araranguá, Cristiana Rizatki da Silva de Souza, lançou esta semana, um informativo que traz importantes dicas para o consumidor. Os conselhos são válidos, tanto para as compras do cotidiano, quanto para as promoções de fim de ano.

Você encontra o manual impresso no Procon, no primeiro piso da Prefeitura ou no site da Administração Municipal: www.ararangua.sc.gov.br.

Mais informações no telefone: (48) 35220945.

Dicas PROCON

Com a chegada do fim de ano o comércio inicia o período das promoções. Na Black Friday muitos varejistas aproveitam o endosso das compras para também oferecer descontos na segunda-feira posterior, conhecida como “Cyber Monday”.

Para melhor aproveitar as promoções e evitar arrependimentos vale a pena seguir algumas dicas:

– Compre somente o necessário, não faça compras por impulso. Isso pode prejudicar seu orçamento.

– Pesquise o preço do produto, os prazos dos pagamentos e descontos com antecedência, antes da promoção, em mais de um fornecedor. Desta forma, no dia da promoção, você poderá conferir se realmente esta recebendo o desconto que foi anunciado.

– Não esqueça de pedir a NOTA FISCAL. O documento comprova a compra e garante o direito à garantia do produto.

– Cuidado ao adquirir peças em exposição. Elas podem apresentar falta de peças e não possuir os manuais. Por serem manuseadas e trocadas de lugar com frequência, elas podem ter sofrido danos, além de possíveis quedas. Isto invalida a garantia oferecida pelo fabricante.

– Muito cuidado com compras por sites. Suspeite das ofertas muito tentadoras ou milagrosas.

– Grave todas as telas e comunicações. Grave números de protocolos e pedidos. Guarde os comprovantes de pagamentos, boletos e faturas de cartões de crédito. Caso o pagamento seja através de depósito, em conta corrente, o mesmo deve ser feito no nome e CNPJ da empresa. Desconfie quando os dados bancários são em nome de pessoa física.

– O site deve conter o nome da empresa, endereço físico e demais informações necessárias para que o fornecedor possa ser localizado e contatado.

– Verifique se o site é seguro, no canto inferior da tela, haverá um cadeado ou chave.

– Efetue pesquisas sobre o site antes de efetuar a compra, no “reclame aqui” e “consumidor.gov.br”. São boas fontes de informações.

– Não esqueça que o direito de arrependimento, cancelamento ou devolução, são válidos só para compras on-line ou via telefone. O consumidor pode desistir da compra no prazo de sete dias, contando a partir da sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço. Compras em lojas físicas não existe esse direito.

– Não faça compras ou qualquer operação bancária utilizando computadores de Lan- houses ou cibercafés. Eles podem conter programas que furtam números de cartões de crédito e senhas.

Dúvidas podem ser sanadas por telefone ou e-mail.

Cristiana Rzatki de Souza

Diretora Procon de Araranguá