Outubro Rosa superou expectativas

Aumento de preventivos foi de 121 % e mamografias 353 %

 

A Secretaria Municipal de Saúde celebrou o fechamento do “Outubro Rosa”. O evento realizado sempre durante o mês e outubro, visa a prevenção do câncer de colo de útero e mamas. Nesta edição, os números foram além das expectativas.

 

Segundo a enfermeira Daiana Biff, do setor de Planejamento da Secretaria de Saúde, o evento foi atuante nos quinze bairros, nas salas de coletas, mais a Unidade Central do Bom Pastor. Foram 1.273 coletas e exames preventivos e 906 mamografias de rastreamento solicitados no sistema de Saúde.

 

“O diferencial deste ano foram as quatro quintas-feiras de horário estendido das 18h às 21h, livre de marcação, ou seja, quem chegava poderia fazer o exame”, ressaltou. Só a unidade do Lagoão/Mato Alto foram colhidas 32 amostras, um recorde para as unidades neste horário.

 

Outro ponto considerado relevante pelas equipes foram os atrativos que muitas unidades ofereceram. A equipe da unidade da Cidade Alta, por exemplo, ofereceu além de um café para as mulheres, uma palestra com a enfermeira Ataise Redivo, que passou por uma experiência com a enfermidade. Já na da Sanga da Toca, a enfermeira Magda, organizou uma tarde de beleza, a palesta e um café.

 

Devido a grande quantidade de solicitações para os exames, algumas mulheres estão aguardando as vagas para serem chamadas. Mas segundo Daiana, “elas farão os exames independente da procura pelos exames”.

 

Para a enfermeira Viviane Steckert, coordenadora do Programa de Controle do Câncer de Colo de Útero e Mamas, todos os setores trabalharam para que a campanha fosse um sucesso, e a oferta de preventivos à noite que foi inédito. “Através das equipes de Atenção Básica e das mídias, a informação da importância da prevenção, chegou até as mulheres e fez com que elas procurassem os serviços que foram oferecidos’, pontuou.

 

Os exames continuam durante todo o ano. Quem não fez deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima para informações. As mulheres que fizeram os exames devem buscar os resultados. Com a informação que todas receberam agora é importante repassarem para os homens. É tempo de prevenção para eles, já começou o Novembro Azul, que visa a prevenção do câncer de próstata.

 

Assessoria de Imprensa.