Araranguá deve vacinar 55 mil pessoas contra a febre amarela

Alerta no estado se deu depois da confirmação do primeiro caso no Paraná

 

A Secretaria de Saúde inicia nesta segunda-feira, 4, a Intensificação da Vacina Contra a Febre Amarela. Devem ser vacinadas crianças acima de nove meses e adultos de até 59 anos 11 meses e 29 dias.

 

A campanha de vacinação acontecerá em todas as catorze salas das Unidades de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h30 e nas sextas das 7h30 às 14h. Na Unidade Central Bom Pastor o atendimento será das 7h às 12h30 de segunda a sexta-feira. É necessário levar Carteira de Vacina e Cartão SUS.

 

A Febre Amarela é uma doença infecciosa provocada através da picada de mosquito infectado por seu vírus. Nas regiões de mata, os insetos dos gêneros Haemagogus ou Sabethes picam macacos com a doença e, então, podem passá-la a seres humanos nas redondezas.

 

Os sintomas da enfermidade são: febre com calafrios, dor de cabeça, dos nas costas e musculatura, cansaço, náuseas e vômitos. A febre é endêmica, na Floresta Amazônica, Minas Gerais e São Paulo.

 

Segundo a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Cláudia Beatriz Bertoncini Zanette, “hoje nestes estados são registrados surtos de febre amarela, por isso a recomendação de vacinação em todo o país”, salientou.

 

Araranguá deve vacinar, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), cinquenta e cinco mil pessoas na faixa de vacinação (de 9 meses e menos de 60 anos). Idosos com mais de 60 anos devem procurar orientação médica.

 

O alerta se deu em Santa Catarina depois da confirmação do primeiro caso de febre amarela no Paraná. Um homem, com 21 anos, contraiu a doença. Ele não havia tomado a vacina.

 

Assessoria de Imprensa.