Capacitação de profissionais marca o início do ano letivo em Araranguá

Ciclo de palestras além de trazer conhecimento, oportunizou questionamentos

 

Terminou na tarde desta quinta-feira, 7, o ciclo de palestras, que visou a capacitação dos quatrocentos profissionais da Educação, do município. Durante dois dias, nos períodos matutino e vespertino, quatro palestrantes apresentaram variados temas como o professor do IFSC, César Luiz Marques que falou sobre “Educação agora: pensando nos desafios do cotidiano escolar”.

 

A professora, jornalista e locutora Karen Suyan palestrou com o tema: “Teu exemplo muda o mundo”; a professora Edilene dos Santos, ministrou sobre “Educação especial”. Fechando o ciclo nesta quinta-feira, 7, a professora Elita Medeiros expôs o tema: “Base Nacional Comum Curricular” em dois turnos para os profissionais do Fundamental e do Infantil.

 

Segundo a coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, professora Tomázia Souza Farias, a capacitação foi de ótimo proveito devido a participação dos profissionais com perguntas e questionamentos. “O ano está iniciado, agora cada um tem que buscar a sua parte também, não é só a Secretaria e nem só os palestrantes, o professor tem que ir em busca, sempre”, resumiu a professora.

 

A professora Elita Medeiros, que ministrou sobre BNCC, finalizando o ciclo de palestras explicou que uma dificuldade encontrada pelos professores, sobre o tema, é fazer com que outros documentos, outra legislação, combine, case, com a BNCC.

 

Segundo a professora, como a atualização da legislação do país não acontece no mesmo período, sempre há uma lacuna entre as diferentes leis. “As vezes elas se contradizem e vários pontos foram levantados pelos professores de como fazer, no caso, quando uma parte da legislação não combina com a outra”, salientou.

 

Há previsão ainda neste ano, de outros simpósios sobre a BNCC que é a Base Nacional Comum Curricular.

 

Assessoria de Imprensa.