Aumentam os focos da dengue em Araranguá

Dos dezenove encontrados até agora, dezessete só no Mato Alto

 

O número de focos têm aumentado no município. Eram dezoito e agora são 19 focos, destes, dezessete estão no bairro Mato Alto. “Hoje foi descoberto mais um foco em uma armadilha instalada em uma empresa no trecho da antiga BR-101”, divulgou Joélcio Anastácio, coordenador do Programa de Controle à Dengue do município.

 

A equipe de Controle agora fará o trabalho de delimitação do foco para avaliar a disseminação do vetor. O que tem preocupado as equipes é que em 2018 foi encontrado um único foco no bairro Mato Alto e neste ano, até este mês, já são dezenove.

 

Segundo Joélcio o que pode ter elevado o número, pode ser a falta de cuidado das pessoas. As chuvas e o calor da estação favoreceram a proliferação do mosquito. “Quanto maior a proliferação, maiores são as chances de encontrarmos o Aedes Aegypti”, destacou.

 

Um dado levantado pelos profissionais do Controle à Dengue é que os números do município estão de acordo com os números do estado, ou seja, a tendência é aumentar neste ano e nos anos seguintes o número dos focos.

 

“Este aumento pode continuar numa crescente se não houver uma contrapartida efetiva da população, não só dos moradores mas também dos empresários que devem dar a destinação correta e o acondicionamento ao lixo industrial”, detalhou Joélcio.

 

Nos lares, as donas da casa devem evitar vasos com água parada, evitar o descarte do lixo nos quintais e terrenos baldios, além de observarem a limpeza das calhas. As caixas-d´água devem ser fechadas e pneus sem uso, devem ser enviados para o Ecoponto do Município, na Rua Vereador Manoel Serafim Silvano, próximo ao trevo de acesso de Araranguá.

 

Outras informações no Programa de Controle à Dengue no telefone: 39 03 19 00.

 

Assessoria de Imprensa.