Conhecimento marca a 1ª “Exposição sobre o Índio” na Nova Divinéia
Mostra em parceria com a Diretoria de Cultura foi realizada em dois turnos
Alunos do pré-escolar e ginásio visitaram na manhã desta terça-feira, 16, a “Exposição sobre o Índio”, realizada no auditório da escola. O evento em parceria com o Museu Histórico de Araranguá, apresentou além de hábitos e costumes indígenas, peças líticas, que são ferramentas como pontas de lanças, fragmentos de cerâmica, entre outros artefatos usados pelos índios.
Uma urna funerária infantil também estava em exposição, além de objetos do colecionador José Carlos Rosso, como arcos, flechas e pontas em pedra, além de lascas de utensílios usados no Distrito de Hercílio Luz pelos índios Xokleng e Kaingang. A mostra relata a ocupação indígena na região datada de mil anos depois de Cristo.
Os alunos sanaram dúvidas e adquiriram conhecimento através dos monitores da exposição: a estagiária do Museu a acadêmica de Artes Visuais, Juliana Drewke; da historiadora, Thais Gomes; Tássio Figueredo e Deuza Rosso.
O encerramento da mostra no período matutino se deu após uma apresentação da Casa da Fraternidade, que levou para o hall da escola uma apresentação de ballet com três bailarinas. A interação com os alunos foi o ponto alto da apresentação.
Segundo a diretora da Escola Básica Municipal Nova Divinéia, professora Iná Helena Pereira de Aguiar, neste ano o educandário fará um resgate à cultura. “Podemos trabalhar hoje, tudo o que a internet oferece, mas sem perder o nosso passado que vai ficando”, salientou.
À tarde os alunos do vespertino prestigiaram a mostra e o encerramento da primeira “Exposição sobre o Índio”.
Assessoria de Imprensa.