Queda de barranco e parte da calçada provoca interdição da rua “Beira Rio”

Curioso é um cano de 100 milímetros que jogava água, mesmo com o acidente no local

 

A Rua Rui Barbosa, ou “Beira-Rio”, está interditada parcialmente para o trânsito. A ação se deu, no último domingo, 19, devido ao desbarrancamento de um trecho de aproximadamente 20 metros de largura e um trecho de calçada, na margem direita do Rio Araranguá, nas proximidades do atracadouro de caiaques.

 

O terreno arenoso, na “curva do rio”, sofre com a erosão natural do trecho devido à velocidade das águas. Outro fator que determina a queda dos barrancos são as árvores exóticas, de grande porte, plantadas sem critérios técnicos às margens do Araranguá, além do desmatamento da mata ciliar.

 

Segundo o secretário de Obras, Guilherme Peruchi, há um tubo de dreno encontrado no local que pode ter acelerado o processo de desbarrancamento. “Foi encontrado um tubo, um dreno de 100 milímetros no centro da queda, que mesmo avariado continua jogando água. O cano foi lacrado para evitar maior erosão”, explicou.

 

Como não há corte no asfalto, provavelmente o cano está no local há muito tempo e segundo informações de populares, poderia ter sido usado no passado para escoar algum trecho alagado de alguma área, nas proximidades, que teria sido soterrada.

 

A via foi interditada inicialmente com cones, fitas específicas e cavaletes. Mas devido a ação de alguns motoristas, que retiravam a sinalização para passar, mesmo sendo proibido, fez com que a Secretaria de Obras colocasse quatro cargas de areia com caçambas, para evitar o tráfego no local.

Técnicos da Obras já realizaram um levantamento do local e agora realizam estudos para a obra de contenção.

 

O secretário de Obras, Guilherme Peruchi, em reunião com o prefeito Mariano Mazzuco, apresentou algumas alternativas para a restauração do local.

 

Para quem sai do centro em direção ao bairro, via Rui Barbosa, deve dobrar à esquerda na Virgulino de Queiroz e depois dobrar à direita, entrar na Avenida 7 de Setembro para prosseguir.

 

  

Assessoria de Imprensa.