Comitê Multissetorial elenca ações para combate à dengue
Atuação articulada em rede é uma das ações propostas da reunião
Na última quinta-feira, 23, o Comitê Multissetorial de Enfrentamento dos Fatores de Risco Endêmicos e Zoonoses do município, esteve reunido no auditório da Unidade Central de Saúde Bom Pastor.
A reunião teve como pautas: a avaliação do projeto “Mato Alto Contra a Dengue”, a exposição do cenário entomológico do município e o levantamento de propostas e estratégias para as novas ações de controle da dengue.
Participaram do encontro representantes das secretarias: de Planejamento, da Educação; da FAMA, da Vigilância Epidemiológica, Sanitária; agentes de Endemias, do SAMAE e Assistentes Sociais da Saúde.
Após uma explanação do coordenador do Programa de Controle da Dengue, Joélcio Anastácio, sobre a preocupante situação do município, quanto ao número de focos de larvas encontrados, foi proposto aos presentes ações para a diminuição do quadro de infestação, de acordo com a área de atuação de cada setor.
No encerramento do encontro foram destacadas ações visando efetivar o controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti no município. Será proposta uma parceria com o Ministério Público para atuação junto a alguns casos específicos, como por exemplo os acumuladores do município.
A capacitação dos professores da Rede Pública Municipal para trabalharem o tema em sala de aula.
A notificação de terrenos baldios, através da Secretaria de Planejamento, Indústria e Comércio, e uma maior atuação dos órgãos de fiscalização com poder de polícia.
Segundo Joélcio, o evento foi positivo por promover um grande debate, referente aos problemas enfrentados através do Programa de Controle da Dengue. “Sentimos a necessidade de uma maior integração dos setores da administração para uma atuação articulada em rede”, resumiu.
As propostas recolhidas, agora seguem para os devidos encaminhamentos.
Assessoria de Imprensa.