Batalhão de Polícia Militar completa 10 anos em Araranguá

Cerimônia alusiva foi marcada por homenagens aos policiais

O secretário de Planejamento, Indústria e Comércio, Francisco Diello, representou o prefeito Mariano Mazzuco Neto, na tarde desta terça-feira, 9, durante a solenidade militar que marcou o aniversário de dez anos de instalação do 19º Batalhão de Polícia Militar sediado em Araranguá, celebrado no último dia 6, data do decreto que elevou a unidade.

O evento realizado na Praça Hercílio Luz, contou com o prestígio dos familiares dos homenageados; do comandante da 6ª Região de Polícia Militar, coronel Cosme Manique Barreto; do presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Viriato Afonso e o presidente da OAB e do Fórum de Segurança do município, o advogado Laércio Machado Júnior, entre outras autoridades.

A solenidade teve a participação da banda do 28º GAC de Criciúma e foi marcada por vários atos, como a entrega da Moeda do Guardião do Extremo Sul, para os ex comandantes da unidade. Medalhas por tempo de serviço e a entrega de Diploma do Mérito para alguns policiais que passaram para a reserva renumerada.

Segundo o coronel Cosme, o 19º Batalhão é uma referência em policiamento, na diminuição de ocorrências, “e para nós é uma grande satisfação estar aqui representando o comandante da região, recebendo as homenagens e entregando as homenagens devidas desta cidade e da região sul”, pontou.

O tenente-coronel Maike Adriano Valgas é o comandante do BPM há dois anos. Chegou na unidade em 2007 e trabalhou com todos os ex-comandantes que foram agraciados durante a cerimônia.

O militar pretende deixar como marca do seu trabalho, as parcerias com a comunidade e a sociedade civil organizada. “O objetivo é estar ligado na sociedade e deixar o nosso serviço transparente para que as pessoas saibam que podem contar conosco, criando uma relação de confiança”, explicou.

O 19º conta com oitenta e cinco policiais na sede em Araranguá e 250 na área de atuação do Batalhão. O seu lema é: “O Guardião do Extremo Sul”.

Assessoria de Imprensa.