Exposição “Um Diário em Nossa História” ultrapassou duas mil visitas
Mostra prossegue até a segunda semana de agosto no Museu Histórico
Nesta quarta-feira, 24, o livro de presença do Museu Histórico de Araranguá, continha 2.005 assinaturas. São pessoas de várias cidades e estados que visitaram a exposição “Um Diário em Nossa História”. A mostra foi elaborada de acordo com os escritos nos diários do primeiro telegrafista da cidade, Bernardinho Sena Campos, isto lá no fim do século 19 e início do 20.
Segundo Micheline Vargas, diretora de Cultura do município, a lista de visitantes é maior. “Muitas pessoas visitam a exposição, mas na hora de sair esquecem de assinar o livro”, destaca.
No livro de presença observa-se visitantes de países distantes como a França e a Colômbia e cidades longínquas como: Almirante Tamandaré, no Paraná, e Natal, entre outras. Além do registro há espaço para comentários e estes mostram aprovação quanto ao conteúdo da mostra. São encorajadores como: “gostei”, “bueníssimo”, “amei”, “muito intenso” e “parabéns”, entre outros.
Segundo a estagiária do museu, a acadêmica do curso de Artes Visuais, Juliana Drewke, a mostra têm surpreendido os visitantes oportunizando aos estudantes uma noção de pertencimento. “Se quebra a noção de que o museu é um lugar distante, aqui se pode ver regiões e os locais”, explicou. Juliana também observa que os cartões, as fotos e a câmera fotográfica de Bernardino, têm chamado a atenção dos visitantes.
João Pedro Teixeira Campos, estagiário do museu e acadêmico do curso de História, frisa que Bernardino viajou para vários lugares e trouxe para Araranguá várias referências. “Ele foi muito importante por escrever e falar bem, tanto que ele fundou o primeiro Centro Espírita da Cidade”, destacou.
A mostra prossegue até a segunda semana do mês de agosto. Depois o museu fechará por quinze dias para a montagem da próxima exposição que será celebrativa aos dez anos do museu. Em parceria com a UFSC, IFSC e UFRGS o tema da nova exibição será o universo.
O museu prosseguirá aberto no primeiro e no segundo sábado de cada mês, das 9h às 15h, dentro da programação da CDL do “Dia Mais”.
Assessoria de Imprensa.