Questionário da Saúde visa combater a febre amarela
Levantamento é realizado em áreas rurais e bordas de matas
A Secretaria Municipal de Saúde de Araranguá, através da Vigilância Epidemiológica, está realizando um levantamento sobre a atual situação da febre amarela no município. O Diagnóstico Situacional da Febre Amarela será realizado através de um questionário que está sendo aplicado através de agentes comunitários e técnicos de enfermagem do município.
Os profissionais trabalharão especificamente áreas rurais e bordas de matas. Quando visitado o morador responde, entre outras questões, se já foi vacinado contra a febre amarela e se já avistou macacos naquela região. A constatação da presença dos primatas é importante porque eles são os primeiros a adoecer e por isso, alertam do perigo.
Caso encontrado morto, pode representar que ele foi picado pelo mosquito transmissor da febre e nesse caso, procure imediatamente a Secretaria de Saúde.
Os macacos são aliados dos humanos e não devem ser mortos, pois não são transmissores da febre, mas vítimas do mosquito.
O vírus está percorrendo o litoral e se expande para regiões com fragmentos de Mata Atlântica.
Hoje é constatada uma elevada vulnerabilidade regional, devido à baixa cobertura vacinal adequada e homogênea em todo o Estado.
Para a enfermeira Dirlei Ferri, coordenadora da Atenção Básica do Município, “a aplicação do questionário servirá para sabermos a situação do município e sobre os macacos da nossa região”, frisou.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Cláudia Bertoncini Zanette, “a preocupação do Ministério é devido ao fato das pessoas esquecerem de que tem que tomar a vacina”, destacou.
Assessoria de Imprensa.